O governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, seriam eleitos senadores do estado se as eleições fossem hoje. É o que mostra levantamento feito pela Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 15 de dezembro em 60 municípios do Pará. Helder lidera com folga a disputa e tem 55,9% das intenções de voto. Celso está isolado e tranquilo na segunda colocação, com 31,4% das intenções.
A pesquisa simulou um cenário estimulado que incluía o deputado estadual Rogério Barra (PL) na disputa. Nessa configuração, Zequinha Marinho aparece em terceiro, com 26,1% das intenções de voto, seguido por Chicão (12,6%) e pelo próprio Rogério Barra (11,7%). A soma dos percentuais ultrapassa 100% porque, em 2026, o eleitor poderá escolher dois candidatos a senador.
Os números reforçam a força eleitoral do governador Helder Barbalho, que projeta se eleger como o mais votado da história do estado. O ministro Celso Sabino, por sua vez, consolida uma posição folgada na segunda colocação.
O levantamento ouviu 1.505 eleitores. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Comentários: