O político paraense Celso Sabino confirmou, nesta quarta-feira (17), que deixou o Ministério do Turismo. O anúncio foi feito durante a manhã pelo presidente Lula, durante uma reunião ministerial. O indicado para substituir Celso Sabino é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). O nome foi confirmado pelo senador Efraim Filho (União-PB), líder do partido.
Sabino saiu do União Brasil no final do mês depois de desentendimentos com dirigentes do partido. Em uma rede social, Celso agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade de chefiar a pasta e confirmou, na mesma postagem, que vai concorrer às eleições para o Senado Federal, junto de Helder Barbalho.
Ele também aproveitou pra fazer um balanço das principais ações realizadas ao longo da gestão. “Destaco a capacidade de geração de emprego em nosso setor. Entre janeiro e outubro, o turismo registrou 1.535.894 admissões formais, segundo dados do Novo Caged. Agradeço o apoio do presidente @lulaoficial nessa missão a mim confiada em julho de 2023, com a certeza de que ela foi cumprida com êxito”, escreveu. “Num momento difícil da minha vida, não titubeei em ficar ao lado do Pará e do povo do meu estado. Tomei a decisão certa, e os resultados estão aí pra provar isso, que valeu a pena ficar no Ministério do Turismo, para que a COP30 fosse de pleno êxito, como foi.”
Comentários: