Dr. Vinícius Borba, advogado de Canaã dos Carajás que atua em defesa do agronegócio em toda a Amazônia, fez história ao conseguir, por meio de sua atuação jurídica, reverter a maior multa já aplicada pelo Ibama em toda a história. A multa foi aplicada em um produtor acusado de desmatar áreas na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, entre São Félix do Xingu e Altamira, no ano de 2020.
As cifras da penalidade impressionam. Ao todo, mais de R$ 150 milhões foram cobrados do produtor, que procurou o escritório do advogado para se defender.
O processo foi julgado pela Vara Federal Cível e Criminal de Redenção. A sentença da justiça tornou nulo o auto de infração emitido contra o produtor pelo órgão ambiental. O Ibama também foi condenado a pagar os honorários do escritório de advocacia, estimado em 3% do total da multa.
A decisão é histórica e marca um novo tempo para o agronegócio na região. O advogado parabenizou a justiça pela decisão. “A justiça de Redenção foi brilhante no entendimento do processo. O produtor foi exposto de forma indevida por veículos de comunicação e agora está mais do que provado que foi indevido.”
Comentários: