Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Câmara Municipal de Parauapebas aprova Flor de Carajás como espécie-símbolo do município

Sessão teve ainda polêmicas falas de vereador Aurélio Goiano e protestos de moradores

Câmara Municipal de Parauapebas aprova Flor de Carajás como espécie-símbolo do município
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em sessão da última terça feira (23/04/2024), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o projeto de lei nº 49 que torna a Flor de Carajás espécie-símbolo do município. O projeto foi encabeçado pela vereadora Eliene Soares (Solidariedade) e contou com o apoio total de seus colegas da casa, além da presença da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que esteve na plateia durante a discussão do projeto e teve a oportunidade de registro do momento junto com os representantes da casa.

Em nota de divulgação, o Instituto disse:

“A Flor de Carajás está ameaçada de extinção e o único lugar no mundo inteirinho onde podemos encontrá-la é na Floresta Nacional de Carajás. Para a população de Parauapebas, este reconhecimento vai além do simbolismo. Representa um compromisso renovado com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Ao adotar a Flor de Carajás como seu emblema, a cidade reafirma sua ligação com a natureza e assume a responsabilidade de ser uma guardiã ativa do meio ambiente”.

Ainda sobre a sessão, novamente a gestão municipal se tornou alvo de discussões entre os vereadores, mais especificamente a Secretaria de Obras e Urbanismo do Município. Aurélio Goiano (AVANTE) criticou o governo de Darci Lermen, dizendo que a gestão colocou um “promoter de eventos” como secretário de obras. O vereador ainda chamou o secretário de “incompetente” pela má situação do asfalto no Bairro Amazonas. Também teceu críticas sobre a Secretaria de Urbanismo pela má gestão da coleta de lixo na cidade, mesmo recebendo orçamento de R$125 milhões de reais, segundo o próprio político.

Durante as discussões de requerimentos e discursos na tribuna, Aurélio discutiu com seus colegas Zacarias Marques (MDB), Israel Miquinha (PT), Léo Márcio (Solidariedade), Luiz Castilho (UNIÃO) e também com o presidente da câmara, Rafael Ribeiro (UNIÃO), chamando-o de “Darcizinho” (em referência ao prefeito Darci). Rafael retrucou, chamando Goiano de “Janoninho” (em referência a André Janones, também político pelo AVANTE).

Presente também na sessão estavam os moradores do bairro Vale dos Carajás, que ali buscavam pela ajuda da gestão municipal e dos vereadores para conseguir melhorias nas condições de vida e estrutura de seu distrito.

 

Créditos (Imagem de capa): Ascom Leg Parauapebas

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Eric é repórter, redator e estudante de Jornalismo, com atuação voltada à cobertura local na região de Carajás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!