O protagonismo conquistado pelo Pará na COP30 não apenas coloca o estado em evidência, mas está catapultando o governador, Helder Barbalho, para um novo patamar na política nacional. A bem-sucedida realização do evento conferiu a ele um nível de popularidade inédito, consolidando sua posição como um dos governadores com a melhor imagem perante a opinião pública em todo o país.
Esse salto de projeção transforma Helder em uma peça-chave no xadrez eleitoral de 2026. O governador, que já era cotado como um dos nomes mais fortes e estratégicos para compor a chapa do presidente Lula em 2026, passa a ter ainda mais força.
Em sua coluna no Jornal O Globo, Lauro Jardim destacou um levantamento da consultoria Bites. Este revela que, impulsionado pela COP30, o governador paraense alcançou um engajamento nas redes sociais comparável ao de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Nas últimas duas semanas, apenas Cláudio Castro, devido à operação no Alemão, superou sua repercussão.
A trajetória de crescimento é sólida: apenas nos últimos 30 dias, Helder Barbalho angariou 34 mil novos seguidores em suas plataformas digitais. Desde julho, o acréscimo foi de 114 mil pessoas, com crescimento simultâneo em todos os índices de interação, demonstrando que a conexão com o eleitorado vai além do pico de visibilidade do evento.
Comentários: