O Fervedouro Mumbuca, no Jalapão, foi tomado pelas águas do Rio Sono após as chuvas intensas que atingiram a região. O atrativo, um dos mais visitados pelos turistas, amanheceu coberto por lama e vegetação nesta terça-feira (3).
O Tocantins está sob dois alertas climáticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mais grave é de nível vermelho, o que indica grande perigo. A previsão aponta para acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 mm por dia, acompanhados de ventos superiores a 100 km/h. O alerta é válido até as 23h59 desta quarta-feira (4) e abrange a maior parte do estado.
Há também um alerta laranja de perigo, que se estende até quinta-feira (5) e atinge principalmente a região norte do estado. São esperadas chuvas de até 100 mm por dia, além de ventos intensos.
Nos últimos dias, foram registrados alagamentos, rompimento de uma represa e pelo menos três casas afetadas, segundo a Defesa Civil Estadual. Os municípios mais afetados pelas chuvas estão nas regiões sul e sudoeste do estado, entre eles Santa Rosa do Tocantins e Talismã.
Comentários: