O município de Marabá encerrou o ano de 2025 com saldo negativo na geração de empregos formais. Os dados são do Painel do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao longo do ano, o município registrou 1.741 admissões e 2.291 desligamentos, resultando em um saldo de menos 550 postos de trabalho com carteira assinada. Apesar do desempenho negativo, o município manteve um estoque de 58.004 vínculos formais ativos ao final do período.
A série histórica apresentada pelo Novo Caged mostra que, ao longo de 2025, Marabá enfrentou fortes oscilações no mercado de trabalho, com meses de saldo positivo intercalados por períodos de retração mais intensa. O resultado final do ano reflete um cenário de maior número de demissões do que contratações, especialmente no segundo semestre.
Na comparação com 2024, o desempenho representa uma reversão de tendência. No ano passado, Marabá havia encerrado o período com saldo positivo de empregos, impulsionado por meses consecutivos de crescimento nas admissões, conforme apontam os dados históricos do Novo Caged. Em 2025, no entanto, esse ritmo não se manteve, e o volume de desligamentos superou as contratações no acumulado anual.
Mesmo com o resultado negativo, especialistas destacam que o estoque elevado de empregos formais indica a importância econômica de Marabá para a região sudeste do Pará, além de um mercado de trabalho sensível às variações econômicas e setoriais.
Os dados do Novo Caged consideram apenas empregos com carteira assinada e são utilizados como principal indicador oficial da movimentação do mercado de trabalho no Brasil.
Comentários: