Depois uma semana árdua e sem descanso para conter as chamas e queimadas que se alastraram pela Floresta Nacional de Carajás, a Vale divulgou um comunicado informando que o incêndio foi finalmente controlado.
Agora, os brigadistas atuam no rescaldo, para eliminar todo e qualquer possível foco ativo, para que as chamas não reacendam. Esse fase da operação requer cuidado, controle, monitoramento e esforço de longo prazo.
A operação conta com 173 profissionais envolvidos, incluindo brigadistas do ICMBio, Vale, Guarda Florestal, Bombeiros militares e outros especialistas e órgãos responsáveis.
Dentre os equipamentos da ação, estão sendo utilizados aeronaves (AirTractors, Helicópteros) e maquinário de combate terrestre.
A estrada Raimundo Mascarenhas continua funcionando no regime de pare e siga, com interdições parciais ao longo do dia, para garantir a segurança do trafego e deslocamentos.
O Bioparque Vale Amazônia permanecerá fechado até a próxima quarta-feira (14), com o objetivo de dar continuidade à redução no trânsito de veículos na estrada Raymundo Mascarenhas. A medida irá contribuir com as ações de rescaldo realizadas pela equipe de brigadistas na Floresta Nacional de Carajás.
A crise ambiental começou quando um veiculo particular pegou fogo na estrada Raimundo Mascarenhas, na manhã de segunda-feira (05). As chamas do veiculo se alastraram mata adentro, desencadeando a destruição de parte da Floresta Nacional de Carajás.
Comentários: