O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), inaugurou, nesta sexta-feira (31), o novo BRT Metropolitano, um novo sistema de transportes que vai ligar Belém às cidades de Ananindeua, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara, Benevides e Marituba. O início das operações já será neste sábado (1).
O governador afirmou que “se trata de um novo conceito de transporte, de uma oferta de serviços nova e de linhas novas, que precisam serem informadas à população para que o usuário do transporte coletivo da região metropolitana possa se ambientar, se acostumar com este novo modelo de serviços que nós estamos implementando a partir de agora”.
São 265 ônibus que vão compor as linhas troncais e as linhas alimentadoras. Destes 265, 40 ônibus 100% elétricos que estarão com eletropostos em Ananindeua e Marituba para o abastecimento elétrico destes veículos, além de 225 ônibus que têm 15 vezes menor emissões de gases de efeito estufa.
O governador reforçou que o novo sistema contará com um cartão próprio do BRT, diferente do utilizado pelo CETRANSBEL. A compra e recarga do cartão poderão ser feitas nos terminais de integração e nas Estações Cidadania, localizadas em diversos bairros da região metropolitana e em alguns shoppings.
Com a implementação do BRT Metropolitano, o governo estadual busca modernizar o transporte coletivo, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida de quem se desloca diariamente entre os municípios da Grande Belém.
Fonte/Créditos: Ag. Pará
Comentários: