As onças da Jaguar Parade já chamam atenção pelas ruas de Belém, levando uma mensagem sobre a importância da preservação da onça-pintada no Brasil, especialmente na Amazônia, região que abriga a maior população da espécie no país. A exposição internacional marca presença também no Global Citizen Festival: Amazônia, neste sábado (1º), no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Mangueirão).
Com foco em amplificar as vozes dos povos indígenas e das comunidades locais da floresta, o festival reunirá um line-up de grandes nomes nacionais e internacionais, entre eles Anitta, Seu Jorge, Gilberto Gil, Charlie Puth, Gaby Amarantos e Chris Martin (Coldplay), além das participações de representantes dos povos originários e pessoas engajadas com a discussões do clima.
Durante o evento, o público poderá conferir dez esculturas da Jaguar Parade integradas ao cenário do festival, reforçando a mensagem de valorização da biodiversidade amazônica e do papel da arte como instrumento de sensibilização ambiental.
Realizado pela primeira vez na América Latina, o Global Citizen Festival: Amazônia será transmitido ao vivo a partir das 19h (BRT) em todo o Brasil, com exclusividade pela Globo, além de cobertura no Multishow e Globoplay. Fora do país, o festival poderá ser assistido pelo YouTube, RTP Play (Portugal) e ViX (EUA, México e América Latina).
Os ingressos para o festival estão esgotados e foram distribuídos gratuitamente, resultado de ações de engajamento promovidas pelo site, aplicativo e WhatsApp oficial do evento.
A Jaguar Parade Belém reúne mais de 50 esculturas de onças-pintadas, que podem ser visitadas até 30 de novembro. Destas, 42 foram criadas por artistas plásticos paraenses, duas vieram do Maranhão, e as demais fazem parte de edições anteriores realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e em cidades internacionais como Nova York, Cali e Paris, onde a exposição integrou a programação dos Jogos Olímpicos de 2024.
Com curadoria de Vânia Leal, a exposição destaca o protagonismo feminino amazônico e tem como madrinhas Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira, que se unem para fortalecer a mensagem de defesa da floresta e das espécies que dela dependem.
Comentários: