O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que a rodovia BR-316, a principal via de entrada e saída de Belém, vai ter 13 estações para embarque e desembarque de passageiros do BRT Metropolitano, que liga Belém até Castanhal.
Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo estadual deu detalhes de como vai funcionar a tecnologia. “E como acontecerão essas operacionalizações gradativas? Os dois terminais [de Marituba e Ananindeua] já estarão prontos, inclusive nesses terminais teremos a comercialização do cartão Pra Já, que é próprio para usar o sistema”, detalhou.
O evento foi dividido em dois momentos: a primeira parte ocorreu no Terminal de Integração de Marituba, onde o governador concedeu entrevista coletiva. Em seguida, a comitiva seguiu em um dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SITM) até o Terminal de Integração de Ananindeua, onde foi realizada a cerimônia oficial de entrega.
Segundo o governo estadual, o BRT Metropolitano entra em operação assistida neste sábado (1º de novembro), com implantação gradual das linhas troncais que ligarão os municípios da região ao centro de Belém. O sistema contará com ônibus climatizados, Wi-Fi gratuito, acessibilidade e bilhetagem digital por meio do cartão Pra Já.
Durante os domingos e feriados, o transporte será gratuito para a população.
Ao todo, serão 265 ônibus, sendo 40 elétricos e 225 modelos Euro 6, que emitem até 15 vezes menos gases de efeito estufa. As linhas serão divididas entre 26 alimentadoras e 10 troncais, ampliando a cobertura e garantindo regularidade nos horários.
Os terminais de Ananindeua e Marituba também foram projetados com foco no conforto e segurança dos passageiros. Eles contam com estações cidadania, ambulatórios, banheiros, lanchonetes e áreas de atendimento ao público, além de estrutura acessível para pessoas com deficiência.
Comentários: