Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

BR-316 terá 13 estações do BRT Metropolitano, diz Helder Barbalho

Nova infraestrutura entra em operação assistida neste sábado (1), com implantação gradual das linhas troncais que ligarão os municípios da região ao centro de Belém

BR-316 terá 13 estações do BRT Metropolitano, diz Helder Barbalho
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que a rodovia BR-316, a principal via de entrada e saída de Belém, vai ter 13 estações para embarque e desembarque de passageiros do BRT Metropolitano, que liga Belém até Castanhal.

Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo estadual deu detalhes de como vai funcionar a tecnologia. “E como acontecerão essas operacionalizações gradativas? Os dois terminais [de Marituba e Ananindeua] já estarão prontos, inclusive nesses terminais teremos a comercialização do cartão Pra Já, que é próprio para usar o sistema”, detalhou.

O evento foi dividido em dois momentos: a primeira parte ocorreu no Terminal de Integração de Marituba, onde o governador concedeu entrevista coletiva. Em seguida, a comitiva seguiu em um dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SITM) até o Terminal de Integração de Ananindeua, onde foi realizada a cerimônia oficial de entrega.

Segundo o governo estadual, o BRT Metropolitano entra em operação assistida neste sábado (1º de novembro), com implantação gradual das linhas troncais que ligarão os municípios da região ao centro de Belém. O sistema contará com ônibus climatizados, Wi-Fi gratuito, acessibilidade e bilhetagem digital por meio do cartão Pra Já.

Durante os domingos e feriados, o transporte será gratuito para a população.

Ao todo, serão 265 ônibus, sendo 40 elétricos e 225 modelos Euro 6, que emitem até 15 vezes menos gases de efeito estufa. As linhas serão divididas entre 26 alimentadoras e 10 troncais, ampliando a cobertura e garantindo regularidade nos horários.

Os terminais de Ananindeua e Marituba também foram projetados com foco no conforto e segurança dos passageiros. Eles contam com estações cidadania, ambulatórios, banheiros, lanchonetes e áreas de atendimento ao público, além de estrutura acessível para pessoas com deficiência.

Comentários:

Sergio Manoel

Publicado por:

Sergio Manoel

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!