Parauapebas registrou em setembro um dos melhores desempenhos do ano na criação de postos de trabalho. De acordo com dados do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (30), o município contabilizou 4.260 novas admissões, superando os resultados do mesmo período dos últimos três anos. O saldo positivo, diferença entre contratações e desligamentos, foi de 1.069 vagas. O resultado de setembro é o melhor desde maio, quando a cidade somou 4.528 empregos formais. Atualmente, o estoque de empregos de Parauapebas chega a 73.315 vínculos ativos.
Os setores que mais registraram novas admissões formais foram agropecuária, indústria, construção civil, comércio e serviços, refletindo a diversidade e o dinamismo da economia local.
O desempenho confirma a retomada da economia de Parauapebas, que vem se fortalecendo mesmo após os impactos da queda da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). A expansão é impulsionada pelos investimentos e parcerias promovidos pela atual gestão do prefeito Aurélio Goiano, que tem direcionado esforços para estimular o crescimento econômico, atrair novas empresas e ampliar a infraestrutura do município. Parcerias com grandes companhias, como a Vale e a Ligga, também têm sido decisivas para o aquecimento do mercado de trabalho.
Além da influência da mineração, o cenário favorável é reforçado por obras em andamento, programas de qualificação profissional e projetos culturais, como a Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP), que ampliam as oportunidades de emprego e consolidam o crescimento econômico do município na região Sul e Sudeste do Pará.
Comentários: