Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Geral

Mulher presa, torturada e expulsa do Brasil na ditadura receberá R$ 100 mil de indenização da União

Ela foi militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares e capturada em 1970

Mulher presa, torturada e expulsa do Brasil na ditadura receberá R$ 100 mil de indenização da União
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça Federal em Porto Alegre determinou que a União pague R$ 100 mil em indenização a uma mulher detida, torturada e banida do Brasil durante o regime militar.

Segundo o processo, a autora foi militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares ao lado do marido. Ela relatou ter sido capturada em 1970 e levada ao Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DOPS-RS), onde teria sofrido interrogatórios sob tortura.

Depois de passar por diferentes unidades de detenção, permaneceu presa até 1971.

A mulher afirma ainda que foi incluída em uma troca de presos políticos pelo então embaixador da Suíça e, em seguida, expulsa do Brasil por meio do Decreto nº 68.050/71.

O exílio a levou a três países (Chile, Cuba e Bulgária) até retornar em 1979 com a promulgação da Lei da Anistia.

Para a juíza Thaís Helena Della Giustina, o histórico apresentado demonstra que a autora foi submetida a violência física e psicológica, práticas características da ditadura.

A magistrada ressaltou que a perseguição política afetou profundamente a vida pessoal, profissional e emocional da vítima, configurando dano moral.

No entendimento da Justiça, a indenização reconhece o sofrimento causado pelo Estado e tem caráter compensatório e pedagógico.

Além do pagamento de R$ 100 mil, a União também foi condenada a arcar com honorários advocatícios.

 

Fonte/Créditos: G1

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Redação

Saiba Mais

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!