Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Sul e sudeste do Pará

Justiça determina inspeção e impede, por enquanto, início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço

Ibama autorizou em maio início das obras para derrocamento do pedral. No entanto, justiça quer, antes que as obras comecem, uma inspeção judicial sobre impactos socioambientais

Justiça determina inspeção e impede, por enquanto, início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça Federal aceitou parte do pedido do Ministério Público Federal (MPF) para analisar a suspensão da licença ambiental que autoriza a explosão de rochas no Pedral do Lourenção, no rio Tocantins (PA). A obra, financiada pelo PAC, visa facilitar a navegação de grandes embarcações.

Antes do início das obras, uma inspeção judicial será realizada para avaliar os impactos socioambientais. A Justiça também proibiu o Ibama e o DNIT de avançar no projeto até que o pedido do MPF seja analisado.

O MPF alega que a licença foi concedida sem consultar comunidades tradicionais afetadas e sem resolver pendências ambientais. Segundo o órgão, a obra pode prejudicar a pesca e espécies ameaçadas, como o boto-do-Araguaia e a tartaruga-da-Amazônia.

O Ibama afirmou que ainda não foi notificado sobre a decisão. O MPF quer a anulação da licença prévia, já que comunidades ribeirinhas, como a Vila Santa Terezinha do Tauiri, não foram ouvidas, conforme exigido por tratados internacionais. Estudos sobre impactos na fauna e na pesca também foram considerados insuficientes.

A decisão judicial busca evitar danos irreversíveis antes de uma análise mais detalhada.

Créditos (Imagem de capa): Com informações do Portal Debate

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!