Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Colunas / Radar do Poder

Radar do Poder – Capítulo 62

Os bastidores da política no Pará

Radar do Poder – Capítulo 62
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Helder é quem dá as cartas

O tabuleiro político do estado do Pará está se organizando para 2026 e, como ainda há mais de um ano pela frente, tudo ainda é muito imprevisível. Porém, já há uma certeza que se sobrepõe a todas as dúvidas. A política do Pará passa por Helder Barbalho (MDB) em todos os níveis. Sua aprovação continua nas alturas, há mais de 100 prefeitos o apoiando e uma máquina trabalhando fervorosa a seu favor. O governador, que deve ser candidato ao Senado ano que vem, é a maior liderança do estado hoje.

Muito barulho em Ananindeua

Na oposição, dr. Daniel (PSB), prefeito de Ananindeua, e sua esposa, a deputada federal Alessandra Haber (MDB), fazem um barulho danado nas redes sociais. Paralelo a isso, o casal está caminhando pelo Pará em busca do apoio de lideranças. No entanto, até o momento, nada do que fazem ou dizem abala o prestígio de Helder. Sem grupo político bem estabelecido fora de Ananindeua, Daniel e Alessandra terão dificuldades de manter a pegada oposicionista.

Hana recebida com honrarias

Se Daniel não consegue angariar os apoios que imaginava ter até aqui, Hana Ghassan (MDB), vice-governadora e nome que vai concorrer às eleições ano que vem, segue sendo recebido com honrarias de chefe de estado por onde passa. Exemplo disso foi a posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Xinguara. Vários prefeitos e lideranças da região presentes e todos deixando claro o apoio à Hana. Grupo político é o que define eleição e isso Hana tem.

Um leão isolado em Marabá

O prefeito de Marabá, Toni Cunha (PL), tem personalidade forte, fala e faz o que pensa, quando e como bem entende. Para o eleitor, isso é positivo. No entanto, no momento, Toni está com problemas para a articulação política, principalmente com a Câmara de Marabá, já que há uma maioria formada contra ele. Junte a isso ao fato de Toni (foto abaixo) não se entender com o governador e muito menos com o governo federal, e se tem um prefeito isolado, um leão feroz, preso em uma jaula ideológica. Será que dá certo?

Aurélio aprovadão

Conforme matéria pulicada pelo Gazeta Carajás nesta segunda-feira (17), o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), anda bem em alta com a população. De acordo com levantamento feito pela Intelidata Pesquisas, o gestor tem 80% de aprovação popular. São menos de 80 dias de gestão, viu? Imagina o que vem por aí.

Reorganizando a celeuma em Xinguara

Só mesmo Osvaldinho Assunção (MDB) seria capaz de recolocar a casa em ordem no município de Xinguara. O experiente prefeito é craque na gestão e, como ele mesmo contou ao Gazeta Carajás em entrevista, Xinguara andava uma bagunça do ponto de vista fiscal. Aos poucos as coisas estão andando e a expectativa é alta. Xinguara merece mais esperança.

Reorganizando a celeuma em Goianésia

Situação parecida (e um pouco pior) vive Russinho (União Brasil) em Goianésia do Pará. O prefeito afirmou ao Gazeta que encontrou o município em uma situação lastimável, contas atrasadas e tudo fora de ordem. Agora, com muito trabalho, articulação e seriedade, as coisas estão voltando ao seu devido lugar. Mas o sufoco foi e ainda está sendo grande.

Um focado e estratégico Wagne Machado

Gestor é gestor, né meu amigo? Pois é. Experiente na gestão pública, Wagne Machado (MDB) reuniu secretários de governo neste final de semana para falar sobre os rumos da gestão no município. O olhar é clínico para identificar e resolver problemas, bem como o ouvido é afiado para dialogar e entender. Eldorado também volta a ter esperança.

Conexão Cumaru-Belém-Brasília

De leiteiro a presidente da maior associação de municípios do Pará. Esse é o resumo da história do prefeito de Cumaru do Norte, Nego (MDB), que agora é o responsável pela condução dos trabalhos na AMATCarajás. Pelos próximos dois anos, o prefeito (foto abaixo) será o responsável por fazer a ponte entre municípios da região em Belém e Brasília. O intuito é conseguir investimentos para impulsionar a economia regional. O homem é bom, articulado e competente. Tem tudo pra dar certo!

Godoy: carisma e força

O prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy (PP), está fazendo até mesmo os que não gostam de política acompanharem o seu trabalho. De forma irreverente, carismática, fora da caixa e totalmente empreendedora, Godoy levou chopp (ou geladinho) produzido em Itupiranga para participantes de uma agenda do governador em Breu Branco. A cena divertiu, empolgou e mostrou um lado de Godoy (foto abaixo) que o Pará está conhecendo e gostando: sua irreverência, força e vontade de tornar Itupiranga protagonista no estado.

Nasce uma estrela na política paraense

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Itupiranga, Nanyaria Godoy, é o que se pode chamar de estrela em ascensão na política paraense. Carismática tal qual o prefeito, sensível às causas mais urgentes de Itupiranga e com uma habilidade nata para articulações políticas, Nanyaria é querida pela população, tem boa presença nas redes sociais, é jovem e veio para ficar. É o natural processo de oxigenação da política na região. Guardem esse nome.

Jair, um soldado pronto para a batalha

O ex-prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (MDB), conversou com o Gazeta Carajás e falou sobre o futuro político. Agora que cumpriu sua missão a frente da Amat, muito se especula se ele será candidato ao legislativo estadual ou federal em 2026. Porém, o ex-prefeito é um soldado pronto para a batalha e fará o que for melhor para o grupo. Quem sabe jogar em equipe é ele, viu?

R de Redenção e Rener

Em conversa ao Gazeta Carajás, o prefeito de Redenção, dr. Rener (PRD) (foto abaixo), falou sobre os primeiros 70 dias de sua gestão. Olha, o homem não veio para brincadeira: o Pará conheceu uma Redenção antes dele e verá uma depois. Os planos são grandiosos e já estão sendo executados. Destaque para as áreas da saúde, educação, infraestrutura urbana e desenvolvimento econômico.

Valdir Lemes é força e efetividade

Discreto, sério, competente e justo, Valdir Lemes (PSD) é um dos mais bem avaliados prefeitos do Pará. Novo Repartimento hoje é outro município, graças a sua capacidade de gestão e o trabalho incansável. O homem é um trator, viu? Não para um dia sequer e o resultado é um município em franco crescimento. Politicamente, está fortalecendo laços com municípios da região, como Parauapebas e Marabá. Cooperação é o caminho.

Um enxadrista chamado André Rezende

Jovem, inteligente e estrategista, André Rezende (MDB), prefeito de Pacajá, é um mestre no xadrez político paraense. Ele é presidente da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) e se filiou à AMATCarajás na última semana. Um movimento inteligente de integração em duas regiões do estado, um ganho político imenso. Fora isso, ele fez uma gestão impecável em Pacajá.

 

 

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor chefe do Gazeta Carajás

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!