Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Colunas / Radar do Poder

Radar do Poder – Capítulo 44

Os bastidores da política no sul e sudeste do Pará

Radar do Poder – Capítulo 44
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Zito comete crime ambiental?

Vice-prefeito de Canaã e secretário de Obras, Zito Augusto (PDT) foi alvo de denúncias do ex-amigo vereador Júnior Garra (Sem Partido). O parlamentar flagrou o vazamento de produtos químicos utilizados para fazer asfalto dentro de um córrego em Canaã. O vereador falou em alto e bom som que Zito é o culpado por tudo isso.

Zito trabalhando ilegal?

Publicidade

Os vereadores Cleverson Zajac (quase no PL), Anderson Mendes (MDB) e Júnior Garra fiscalizaram a usina de asfalto do município e revelaram que ela está funcionando sem a devida licença ambiental. Resultado: chamaram Semma, polícia e barraram carretas com produto usado na fabricação do asfalto. Silêncio total na Semob.

Zito trabalhando ilegal II?

Diga-se de passagem que na usina de asfalto os vereadores encontraram um festival de horrores e desrespeito ao meio ambiente. Óleo diesel armazenado em caixa d’água, produtos jogados no chão, estopas e recipientes de óleo descartados de qualquer jeito, lixão a céu aberto e muito mais.

Josemira quietinha

Fingindo que nada está vendo segue a prefeita Josemira Gadelha (MDB), que ficou calada diante das denúncias feitas pelos parlamentares, e também permaneceu calada sobre uma grave denúncia feita por toda a imprensa local sobre trabalho análogo à escravidão acontecendo dentro de uma obra pública.

 Josemira quietinha II

Há quem diga que essa é a orientação dada pelo marketing da prefeita: ficar calada diante de problemas. Fazendo uma reflexão de todo o mandato, o modos operandi parece mesmo ser esse: silêncio total não importa o que falem. Após o silêncio, mídia positiva a torto e a direito. A estratégia parece funcionar, pois a aprovação da prefeita é inegável.

Josemira quietinha III

Diante da exposição de problemas e do desgaste da imagem de Zito, o silêncio de Josemira pode revelar mais coisas: será que a prefeita vai deixar Zito em sua chapa nas eleições? E se ela resolver mudar o vice, quem seria o escolhido? E Zito aceitaria numa boa a mudança? Pelo visto, águas turbulentas passarão por baixo da ponte governista nos próximos meses.

Pl em Canaã

Na próxima sexta (22), o Partido Liberal (PL) reunirá apoiadores e simpatizantes para um mega evento de filiação partidária. Na ocasião, lideranças da direita estarão presentes como Toni Cunha, delegado Caveira (PL) e Éder Mauro (PL). Na ocasião, centenas de filiações são aguardadas.

Rafael Ribeiro cada vez mais forte

Rafael Ribeiro (MDB) é o nome escolhido por Darci Lermen (MDB), isso não é segredo para ninguém. No entanto, pressões internas e externas colocam essa preferência em xeque. Apesar disso, Rafael tem cada dia mais lideranças em seu apoio e está cada vez mais forte. Aposta do Radar: RR será o candidato a prefeito do grupo.

Braz tenta cartadas finais

Com apoio do federal Keniston Braga (MDB), o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) tenta a todo custo articular a própria candidatura a prefeito. Ele conseguiu até o apoio do governador, mas a verdade é que, no grupo de Darci, RR tem mais força política e lidera as pesquisas. Melhor aceitar logo e trabalhar em prol do grupo.

Tião deve se reunir com Helder

Helder (MDB) convidou Tião Miranda (PSD) para ir a Belém resolver de uma vez por todas a situação do indicado do grupo governista em Marabá. Luciano Dias (Cidadania) não decolou e já nem é mais considerado candidato. Há também burburinhos em torno de um possível apoio de Tião ao deputado Toni Cunha (PL). Ao que parece, na reunião será definido tudo isso.

Chamonzinho liderando absoluto

Quem vai acompanhar de perto todos os detalhes dessa reunião é o deputado estadual mais votado do Pará, Chamonzinho (MDB), mas sem tanta preocupação assim. Chamonzinho lidera com folga todas as pesquisas eleitorais em Marabá e ganharia as eleições com a mão nas costas, caso o pleito fosse hoje. No entanto, ele sabe da força que Miranda possui e entende que o apoio do prefeito seria importante.

Benjamin será julgado em abril

Ao contrário do que muitos tentaram negar, o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PSD), será julgado por danos ao erário público. O julgamento, que teria início nesta terça (19), foi adiado para 9 de abril. Caso seja condenado, Benjamin ficará inelegível por 8 anos e não poderá concorrer às eleições de 2024.

O outro lado

Quem não tem nada a ver com as dívidas de Benjamin com a justiça é Wagno Godoy (PSD). O pré-candidato a prefeito segue fazendo alianças, conversando com lideranças e recebendo apoios importantes, como o do deputado federal Henderson Pinto. O Radar leu por aí que Godoy lidera todas as pesquisas feitas para consumo interno e arranca para vencer as eleições no belo município às margens do Tocantins.

Dr. Rener forte em Redenção

Pré-candidato a prefeito de Redenção, dr. Rener (PRD) segue sua pré-campanha. Com os pés no chão, o odontólogo está visitando bairros e comunidades rurais, ouvindo as pessoas e construindo um projeto coletivo para Redenção. A informação que se tem de bastidores é que o carisma do doutor está comovendo as pessoas, que entendem a necessidade de um novo projeto o município.

Dr. Rener forte em Redenção II

E por falar em dr. Rener, o ato de filiação do odontólogo ao PRD, realizado em fevereiro, foi um sucesso. Cerca de 1000 pessoas participaram e ouviram com esperança o que ele tem a dizer para o futuro de Redenção. Ilustres personalidades políticas já declaram apoio, entre elas, Keniston Braga, Júnior Ferrari (PSD), Márcio Miranda (PRD) e Ângelo Ferrari (MDB).

Dr. Júlio com moral

Quem anda cheio de moral em Ourilândia e no sul do Pará é o prefeito dr. Júlio Dairel (MDB). O gestor conseguiu articular a ida de voos comerciais da Azul para Ourilândia. As operações começam em 10 de junho e devem ser importantes para a integração da região ao resto do Brasil.

Republicanos em Água Azul

O Republicanos divulgou que terá candidato em Água Azul do Norte. Trata-se do médico dr. Yrapuan Remígio. A articulação da candidatura é do também médico dr. Felipe Augusto, de Parauapebas, que levou ao presidente estadual do partido, Evandro Garla a ideia. Yrapuan se consolida, assim, como uma terceira via no município.

A solidão de Itonir Tavares

O prefeito de Jacundá, Itonir Tavares (MDB), está se sentindo, digamos, solitário. Tudo porque sua aprovação é tão grande, mas tão grande, que ele deve disputar a reeleição sozinho em 2024. Simplesmente não há oponentes a altura

Eliane Lima: a voz da oposição

Pré-candidata a prefeita de Tucuruí, Eliane Lima (PSDB), líder nas pesquisas de intenção de votos, divulgou vídeos se posicionando contra o governo de Alexandre Siqueira (MDB). Firme e forte, a ex-deputada falou sobre a situação da Saúde e do desemprego em Tucuruí e propôs uma reflexão aos tucuruienses.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!