Produtores rurais da Amazônia se uniram na formação de um movimento plural com o objetivo de criar uma voz ativa e opinativa com as questões ambientais e produtivas da Amazônia, oferecendo um contraponto de diálogo para os principais temas debatidos nacionalmente e internacionalmente. A meta é mostrar o ponto de vista e a realidade do produtor rural da Amazônia, bem como os desafios que ele enfrenta diante das constantes mudanças de legislação, crises ambientais e desigualdade na produção agrícola.
O movimento, agora denominado Produtores Rurais Independentes da Amazônia, representa quase 1 milhão de produtores, responsáveis por uma parcela substancial da produção agropecuária brasileira. Ao mesmo tempo em que representam tanto para o agro, o movimento é responsável pela preservação ambiental de mais de 80% da floresta amazônica em suas propriedades.
De olho na COP 30 e no futuro da produção aliada à sustentabilidade, o movimento busca voz e um acento no evento global que acontecerá em Belém no próximo ano. Os produtores entendem que é possível a construção de um ambiente favorável ao agronegócio e com o devido respeito ao meio ambiente. Afinal, o futuro passa necessariamente pela harmonia entre as partes.
Comentários: