A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sempru), lançou dois novos programas destinados a fortalecer o trabalho dos agricultores locais. O anúncio ocorreu durante o evento de comemoração do Dia do Agricultor, realizado no último sábado (18).

O primeiro deles é o Programa +Campo, criado para atender produtores que não foram contemplados pelo Procampo. Por meio dele, será possível solicitar serviços como limpeza de áreas para plantio, construção de represas para irrigação, entre outros atendimentos de mecanização.
Já o Programa Semear tem foco na capacitação rural, oferecendo formações voltadas a produtores e técnicos do campo. O objetivo é ampliar o uso de tecnologias e aprimorar a produtividade agrícola no município.
Durante o evento, também foi realizada a certificação de 265 produtores contemplados pelo Procampo 2025, em diferentes áreas produtivas, como avicultura, piscicultura, fruticultura, entre outras.

O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Zito Augusto, destacou a importância da ampliação das políticas voltadas ao campo. “Hoje é o nosso evento, e estamos aproveitando para certificar os produtores aprovados no Procampo. Mas aqueles que não foram contemplados também terão vez: o Programa +Campo foi criado justamente para atendê-los e não deixar ninguém desamparado. Além disso, lançamos o Programa Semear, que vai qualificar nossos produtores em diversas áreas, como bovinocultura, piscicultura e inseminação artificial. Queremos preparar Canaã para esse novo momento de grande demanda por alimentos e aumento da produção.”, ressaltou.
O produtor rural Cleudimar Leite da Paz, certificado na categoria piscicultura, celebrou o apoio recebido. “Estou muito feliz por receber o certificado. O Procampo tem ajudado bastante a gente, é um grande incentivo da Prefeitura. Trabalhar com peixe é algo que gosto muito e vai ajudar na minha renda.”, contou.
O evento contou com a presença da prefeita Josemira Gadelha, do vice-prefeito Dinilson José, de vereadores, secretários municipais e a promotora de Justiça Agrária, Alexssandra Mardegan.
Fonte/Créditos: Ascom- Canaã dos Carajás
Comentários: