Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Geral

Radar do Poder – Capítulo 28

Os bastidores da política no sul e sudeste do Pará: Valdir Lemes na crista da onda, Radar do Poder crava quem é o candidato de Darci, não verás terceira via em Canaã, saiba o que Antônio do Lanche, Maria Pereira e Jonas Magalhães têm em comum, Benjamin e as lambanças, Baxim da Palestina, Moacir x Os

Radar do Poder – Capítulo 28
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Novo Repartimento no foco

Ficou provado por a + b que o prefeito de Novo Repartimento, Valdir Lemes (PSD), está com a reeleição muito bem encaminhada. Com a fama de sério, honrado e bom pagador, Lemes lidera todos os cenários eleitorais conforme pesquisa divulgada aqui mesmo neste periódico na última semana. Seu principal opositor, Val Bispo (Sem partido), até tenta, mas nada que consiga tirar o sono da situação.

Novo Repartimento no foco II

Publicidade

Câmara Municipal de Novo Repartimento, que o Radar do Poder visitou essa semana, seis vereadores estão na oposição e sete com o governo. A tranquilidade de Valdir Lemes é tão grande que nem a significativa oposição legislativa afeta os números do levantamento.

Novo Repartimento no foco III

O método de fazer gestão Valdir Lemes passa pelo trabalho árduo na zona rural. Em destaque, os vereadores Ailson Carneiro (PSD), Jhonny da Belo Monte (PDT) e Cosme Mangesk (PDT) que trabalham pesado em suas regiões e ajudam a gestão na recuperação da gigantesca malha vicinal de Repartimento. Estradas representam possibilidade de locomoção e escoamento da produção rural, logo mais emprego e renda para toda a população.

O quase xará é o nome

Um passarinho contou ao Radar do Poder que Keniston Braga (MDB) será o escolhido de Darci Lermen (MDB) na corrida eleitoral de 2024. O prefeito ainda não divulgou isso, mas a verdade é que tudo indica que ele será a escolha. Só uma mudança brusca nos rumos da política podem mudar isso. Bom pra Wagne Machado (MDB), que assumiria a cadeira de Braga em Brasília, caso ele fosse eleito.

E não verás terceira via em Canaã...

O nosso radar (do poder) está sempre atento às movimentações na Terra Prometida. Muito se fala em terceiras, quartas e até quintas vias, mas a verdade é que eleições polarizadas, como a que se desenha em Canaã, costumam trucidar, desidratar qualquer um que fuja do eixo principal da disputa. Terceira via? O Radar duvida.

Mostraram força

Os vereadores Antônio do Lanche (PSD) e Maria Pereira (PL) mostraram muita força nas eleições para o Conselho Tutelar do município. Ambos conseguiram eleger seus candidatos e deram mostras claras de que têm folego de sobra para 2024. Maria deve se reeleger. Antônio deve conseguir eleger seu filho, Jonas Magalhães.

As patacoadas de Benjamin

Em fim de carreira política, o prefeito Benjamin Tasca (PSD) fez mais uma lambança. O gestor divulgou nota de repúdio a respeito de uma matéria publicada pelo Gazeta Carajás sobre um existente contrato milionário para compra de caixões. Com truculência, o gestor teceu críticas ao portal e afirmou que não gastou o valor previsto pelo contrato e que o Gazeta mentiu. O que acontece é que o Gazeta jamais divulgou que o valor foi gasto. O site falou sobre a existência do contrato, não sobre os gastos da gestão. Passou vergonha, prefeito.

Baxim da Palestina

Marcos Dias, o Baxim, foi reconhecido por meio de comenda por relevantes serviços prestados ao município de Palestina. Meses atrás, o Radar trouxe a informação de que ele já tinha mudado o domicílio eleitoral. Agora, em mais uma aparição, constatamos que ele está de olho no executivo. Baxim até nega, mas é visto diariamente se reunindo com lideranças e empresários. O homem é forte.

MDB de Rio Maria

Comentários são fortes de que o ex-prefeito Waltinho do Ouro vai migrar para o MDB. As informações vêm do grande grupo de articuladores da região sul e sudeste, que estão fazendo uma mexida grande, após alguns nomes do partido não terem a possibilidade de se reeleger. Isso explica o motivo de Helder Barbalho ter diminuído aparição ao lado de filiados antigos e de alguns prefeitos que não estão bem na sigla.

Dando o que falar

O prefeito de Xinguara, dr. Moacir Faria (MDB), apareceu em um vídeo junto com o governador Helder Barbalho em um trecho de duplicação da PA-279 na Avenida Xingu, que liga o centro da cidade à pista de pousos do município. O vídeo é do início das obras e Helder gravou ao lado do prefeito, dando a entender que a parceria e obra são aquisição do prefeito e não de um grupo político que o apoiou na eleição de 2020.

Dando o que falar II

O ex-prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, postou um vídeo de uma reunião em que estaria fazendo o pedido da referida obra. Com ele, aparecem um vereador, o vice-prefeito e dois pré-candidatos a deputado. As redes sociais ficaram cheias de farpas e o povo sem compreender de quem realmente foi o ganho da obra. O que resta é aguardar o governador voltar a Xinguara para sabermos quem é que leva essa.

Floresta do Araguaia é Republicanos

Neste fim de semana, o deputado Fábio Freitas (Republicanos) esteve em Floresta do Araguaia para dar posse à nova diretoria do partido no município. A sigla passa a ser comandada pelo prefeitável Claudinei Borges em Floresta. Tudo indica que será o partido que Claudinei disputará a eleição e já começa grande no município com dois vereadores e dezenas de novos filiados. Tudo certo para o centrão comandar a cidade. A prefeita ficará no partido de esquerda.

Sem nome para sucessão

Alguns prefeitos que já foram reeleitos estão com dificuldade de emplacar os nomes de sucessão. Entre eles estão: Marabá, Cumarú, Bannach, Redenção, Parauapebas e Conceição do Araguaia. Os nomes apresentados ainda não estão sendo vistos com bons olhos pela população. Em alguns casos, o gestor está com rejeição devido ao longo tempo de permanência do mesmo grupo e secretariados.

Sucessão pesada

Alguns prefeitos estão tendo problemas de governança porque os seus antecessores (padrinhos) deixaram a máquina cheia de vícios, dívidas e até alguns indicados (infliltrados) que trabalham para a volta do padrinho político do atual prefeito (a). A sociedade destes municípios faz essa leitura e alguns podem não retornar ao poder, pois o jogo pode ser descoberto. Nem sempre o certo é certo.

Elias de Rondon

O Radar do Poder soube por fontes confiáveis que Elias Ferraz está se movimentando nos bastidores políticos e articulando nos bastidores um retorno triunfal ao poder. Dizemos “triunfal” porque todos sabem o que a atual gestão de Rondon aprontou com o líder político. Bom, o melhor jeito de se reerguer na política é vencendo nas urnas e é por isso que o homem tem gastado a sola da bota e caminhado por todo o município.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!