Em tempos de COP30, um dos eventos mais importantes que o Pará sediará neste ano em Belém, a temática ambiental se torna um ponto de foco para todos os municípios paraenses. Na região sudeste do Estado, as cidades de Parauapebas e Itupiranga têm se destacado por fomentar políticas ambientais sólidas, com destaque para a revitalização de lagos municipais.
A Lagoa Geovana Gomes, em Itupiranga, e o Lago Alto Bonito, em Parauapebas, antes esquecidos pelo poder público, hoje passam por processos de recuperação promovidos pelas gestões municipais. Em Itupiranga, a Lagoa Geovana Gomes vem recebendo desde abril ações de limpeza e revitalização, uma iniciativa da gestão do prefeito Wagno Godoy para restaurar um dos cartões-postais da cidade, que durante anos esteve abandonado.
Ver essa foto no Instagram
Em Parauapebas, o Lago Alto Bonito, antes tomado por vegetação e acúmulo de lixo, agora recebe os trabalhos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb). A ação prevê uma limpeza ampla tanto no lago quanto em seu entorno, devolvendo à população um espaço de convivência e valorização da natureza local.
Ao retomarem o cuidado e a preservação desses espaços públicos, as cidades de Parauapebas e Itupiranga demonstram que, independentemente do porte do município ou da região de integração a que pertencem, há uma preocupação legítima em construir um futuro sustentável. Mais do que ações pontuais e além de iniciativas corriqueiras, medidas como essas, mesmo simples em sua essência, refletem o compromisso do Pará, em toda a sua diversidade, desafios e características climáticas, com a preservação ambiental e o bem-estar coletivo. Para a Região Sul e Sudeste do Estado, acima de tudo, confere-se protagonismo e relevância nas discussões ambientais.
Comentários: