Você pode até não gostar, mas a realidade é que as economias chinesas e brasileiras estão totalmente conectadas. Mais especificamente a região de Carajás está totalmente alinhada ao vai e vem do mercado chinês e isso afeta diretamente a vida de que mora nessa região. Hoje (15), foi divulgado que a economia da China cresceu 5,2% no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período em 2024.
A notícia é boa para o Sul e Sudeste do Pará, principalmente para Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá. A razão é que os municípios são produtores de minério de ferro e a China compra a maior parte dessa produção.
Se o bolso do maior cliente está mais cheio, evidentemente ele tem maior poder de investimentos e a demanda vai crescer para os municípios. A tendência é que o preço do minério de ferro aumente e as economias de Carajás cresçam.
Comentários: