Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Eldorado do Carajás

ALERTA TOTAL: Suposto caso de gripe aviária é registrado em Eldorado do Carajás

Alerta é grande entre produtores e autoridades locais. A proximidade da cidade com outros polos produtivos da região intensifica a preocupação com possíveis contaminações

ALERTA TOTAL: Suposto caso de gripe aviária é registrado em Eldorado do Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta terça-feira (20), que está apurando um possível caso de gripe aviária em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. Eldorado entrou na lista de vigilância devido ao aumento das preocupações com a disseminação do vírus pelo país.

De acordo com o Mapa, a ocorrência envolve uma criação de aves de subsistência, o que também foi verificado em outras localidades como Salitre (CE) e Estância Velha (RS). Outros dois casos suspeitos, por sua vez, foram identificados em granjas comerciais nos municípios de Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Ao todo, cinco investigações estão em andamento.

Na segunda-feira (19), sete notificações estavam sendo analisadas, mas três delas já foram descartadas após exames laboratoriais: os casos em Gracho Cardoso (SE), Nova Brasilândia (MT) e Triunfo (RS). Novos resultados devem ser divulgados ainda esta semana.

Primeiros focos confirmados agravam cenário

A situação se agravou após a confirmação, na última sexta-feira, do primeiro foco da doença em uma granja de grande porte em Montenegro, no Rio Grande do Sul. No fim de semana, outro caso foi detectado em um zoológico de Porto Alegre, intensificando o estado de alerta nacional.

Para que o Brasil volte a ser reconhecido como livre da influenza aviária pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), será necessário um período de 28 dias sem registro de novos episódios. O prazo começa a contar a partir desta quarta-feira (21), conforme informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Atenção redobrada no sudeste do Pará

Mesmo sem confirmação definitiva da infecção em Eldorado do Carajás, o alerta é grande entre produtores e autoridades locais. A proximidade da cidade com outros polos produtivos da região intensifica a preocupação com possíveis contaminações.

A influenza aviária é altamente transmissível entre aves e pode causar prejuízos severos à avicultura. O Brasil, maior exportador de carne de frango do planeta, depende da manutenção de um status sanitário confiável para preservar bilhões em receitas com exportação.

As autoridades pedem que qualquer comportamento estranho ou mortes incomuns entre aves, sejam domésticas ou silvestres, seja prontamente comunicado aos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária.

Fonte/Créditos: Com informações do Portal Pebinha de Açúcar

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!