O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Tailândia, Antonio Moreira da Cruz, conhecido popularmente como “Toizim do PT”, morreu na madrugada desta quarta-feira (4), em Belém, no Pará. Ele tinha 49 anos e estava internado há 43 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ser vítima de uma tentativa de homicídio no município de Tailândia, no nordeste paraense.

O atentado aconteceu no dia 21 de setembro, por volta das 18h20, dentro do estabelecimento onde Antonio trabalhava, localizado na Avenida Fortaleza, na região central da cidade.

De acordo com as informações apuradas sobre o caso, dois homens chegaram ao endereço em uma motocicleta. O passageiro desceu do veículo, entrou no estabelecimento e efetuou pelo menos cinco disparos contra a vítima. Antonio foi atingido na cabeça, no braço e em outras partes do corpo. Após o ataque, os suspeitos fugiram.

Leia Também:

A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada inicialmente ao Hospital Geral de Tailândia. Devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para Belém, onde permaneceu internada desde o dia 22 de setembro.

Trajetória política

Além de presidir o PT em Tailândia, Antonio Moreira da Cruz também disputou uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2024. Ele deixa filhos e netos.

O corpo será velado na Rua Faveira, nº 24, no bairro Vila Macarrão, em Tailândia.

Investigação

A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do atentado. A autoria e a motivação do ataque ainda não foram oficialmente esclarecidas.