A Secretaria de Assistência Social de Parauapebas, na figura do secretário e conselheiro tutelar Neil Armstrong, realizou na manhã desta sexta-feira (7), uma coletiva de imprensa para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido no Abrigo Acolhimento Esperança, caso que tomou grande proporção entre a população de Parauapebas nos últimos dias, onde uma criança de 5 anos de idade foi abusada sexualmente por dois adolescentes dentro do abrigo.
Perguntado sobre as medidas que foram tomadas em relação a vítima, o secretário deu detalhes dos procedimentos que foram realizados, afirmando que a criança foi levada para avaliação e cuidados de saúde e atendimento psicológico, tendo toda a assistência, acolhimento e o cuidado necessários para lidar com trauma. Durante a coletiva, o secretário também pontuou que os dois adolescentes foram encaminhados para o Centro de Internação da Fasepa e não residem mais no município.
O secretário também esclareceu as problemáticas que o abrigo vinha sofrendo constantemente com problemas de estrutura e superlotação, pontuando que a situação de calamidade da instituição já era de conhecimento da administração pública de Parauapebas, que, segundo ele, foi alertada da circunstância por anos, mas que nunca realizou nenhuma iniciativa para resolver a problemática, culminando no caos que hoje acomete a instituição e resulta em casos como esse. A equipe do acolhimento que estava trabalhando no dia do ocorrido foi prontamente desligada da instituição.
Medidas estão sendo trabalhadas desde o início de janeiro pela atual gestão, juntamente com o Ministério Público do Estado, para, segundo Neil Armstrong, resolver grande parte do problema, em especial a superlotação, sendo a questão mais urgente no momento. A primeira dessas iniciativas é a criação de um novo local para acolhimento e assistência social, onde as crianças e adolescentes passam a ser organizadas e divididas pela idade para melhor coordenação e controle das equipes de administração, solucionando um dos principais problemas e oferecendo maior segurança e qualidade de vida.
Em entrevista ao Gazeta Carajás, o secretário reafirmou o compromisso em mudar a realidade da instituição, prometendo muitas mudanças que serão realizadas em breve. Confira o vídeo.
Ver essa foto no Instagram
Comentários: