Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Mineração

Liminares reestabelecem licença de operação do Sossego e Onça Puma

Operações nas duas minas haviam sido interrompidas por determinação da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, mas já estão reestabelecidas

Liminares reestabelecem licença de operação do Sossego e Onça Puma
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Vale S.A. enviou comunicado ao Gazeta Carajás na manhã desta terça (27) informado que obteve decisões liminares pela 1ª Vara Cível de Canaã dos Carajás e Vara Cível de Ourilândia do Norte, reestabelecendo as Licenças de Operação das minas de Sossego e de Onça Puma. A Companhia afirmou que reitera seu compromisso em manter diálogo com as autoridades competentes. 

As duas minas juntas empregam cerca de 4 mil profissionais.

As duas operações haviam sido suspensas por determinação da SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente) do Pará, que alegou irregularidades para adotar a medida. Localizada em Canaã dos Carajás, a mina de Sossego é a primeira operação de cobre na Vale no mundo e atualmente encontra-se em processo de exaustão, mas a companhia pensa em utilizar as instalações para processar minério de cobre obtido em outras minas nas proximidades, sob controle da Vale. A mina foi inaugurada em 2004 com uma capacidade de produção de 140 mil toneladas/ano de concentrado.

Publicidade

Onça-Puma, localizada no município de Ourilândia do Norte, é a única operação de níquel da Vale no Brasil e atualmente está passando por um projeto de expansão, com a instalação de um novo forno, de 85 megawatts, com investimento estimado em US$ 560 milhões. O projeto deve adicionar mais 15 mil toneladas/ano de produção de níquel contido em ferro-níquel a partir do segundo semestre de 2025.

Prefeita de Canaã falou sobre a situação

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, assim como o ex-prefeito Jeová, divulgou vídeo sobre a situação da mina do Sossego. A gestora afirmou que se reuniu com a Vale assim que teve conhecimento da situação e que um Fórum Permanente seria criado para discutir a situação passo a passo.

Fonte/Créditos: Com informações do Brasil Mineral

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:0

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!