Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Saúde

Laqueadura e planejamento familiar: nova lei passa a valer a partir de 5 de março

Nova lei permite que mulheres façam laqueadura com 21 anos ou mais e sem o consentimento do companheiro. Saiba o que muda

Laqueadura e planejamento familiar: nova lei passa a valer a partir de 5 de março
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Passa a valer a partir do dia 5 de março, a Lei 14.443/22 que autoriza realização de ligadura das trompas femininas - conhecida como laqueadura, sem necessidade de consentimento do marido/companheiro. A lei é federal e seus efeitos alcançam todo território nacional.

Ainda em 2 de setembro de 2022, as mudanças foram sancionadas por meio de alterações na Lei nº 9.263, que trata sobre métodos e técnicas contraceptivas. Com a nova lei, que modificou a anterior, mulheres e homens com 21 anos ou mais, ou então, independente da idade que tenham dois filhos vivos, podem solicitar a laqueadura ou vasectomia. Lembrando que anteriormente era necessário ter 25 anos ou dois filhos vivos.

Outro progresso notável foi a autorização para realizar a laqueadura durante o parto. Portanto, a nova lei decide que “a esterilização cirúrgica em mulher durante o período de parto será garantida à solicitante se observados o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto e as devidas condições médicas”.

A mudança é considerada um marco importante no avanço dos direitos das mulheres, embora a lei inclua também a esterilização cirúrgica masculina.

Créditos (Imagem de capa): Imagem: Reprodução Google

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!