A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB) é cotadíssima para ser a vice na chapa de Hana Ghassan em 2026. Essa é uma informação que circula nos bastidores desde 2024 e que ganha força a cada dia. E não é para menos: Josemira Gadelha é o nome ideal para completar a chapa governista por uma série de fatores que detalhamos abaixo.
Eleita em 2020 pela primeira vez, Josemira governa Canaã desde 2021 e faz uma gestão eficiente e próspera. A popularidade da gestora já bateu a casa dos 90% e segue neste patamar. O atestado de aprovação veio nas urnas em 2024: reeleita com mais de 80% dos votos válidos – a maior votação proporcional da região.
Os olhares menos atentos da capital e do entorno metropolitano talvez não saibam bem, mas Canaã está longe de ser a currutela que era há 30 anos. O município deve chegar aos 100 mil habitantes nos próximos dois anos – ou menos, e possui a terceira maior receita pública do Pará, bem como o terceiro maior PIB. Um colosso econômico e Josemira é a comandante desta locomotiva de progresso.
A prefeita é respeitada em todos os municípios do Sul e Sudeste do Pará. Mais do que respeitada, é popular até mesmo fora dos muros canaenses, algo raro para um prefeito do interior.
Mas isso não é a toa. Josemira tem características que nenhum outro gestor do estado possui, o que a credencia como a melhor decisão possível para compor a chapa.
Além de ter a competência aprovada e ser popular, Josemira Gadelha é inteligente, tem carisma, sabe articular bem alianças políticas, é uma conciliadora nata (característica mais fundamental para alguém que ocupa um cargo no executivo), e sabe esperar, como poucos, o tempo das coisas.
Além disso, a prefeita de Canaã não toma decisões sem antes ouvir o seu grupo político – e é o que Helder e Hana precisam para vencer as eleições em 2026: alguém que não coloca os próprios interesses acima dos interesses do grupo.
Sim, Josemira seguirá o que o grupo definir. Se entenderem que sua participação na chapa será importante, ela irá. Se for o contrário, aceitará e seguirá trabalhando pelo grupo. Não espere uma Josemira conspiradora, que atacará adversários e os sabotará para ser vice-governadora. Isso não existirá.
A prefeita de Canaã não é cotada para o cargo a toa. Além de todas as suas características já citadas, ela é o nome da conciliação em regiões que o Governo do Estado possui maior rejeição, como Marabá, Parauapebas, Redenção e a própria Canaã. Outro trunfo a favor de Josemira é a total e completa ausência de rejeição a seu nome em qualquer lugar do estado.
Como em se tratando de política, tudo muda a todo tempo, é muito cedo para cravar Josemira como vice. O anúncio deve ser feito daqui a um ano, no mínimo. Até lá, tempo para gestora de Canaã provar ao Pará que é digna, e muito, de alçar voos ainda maiores.
Comentários: