Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Agro

Helder decreta estado de emergência contra gripe aviária

A declaração, publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta terça (29), ressalta a necessidade de garantir a segurança e a saúde dos paraenses

Helder decreta estado de emergência contra gripe aviária
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador do Pará, Helder Barbalho, declarou Estado de Emergência Zoossanitária como medida preventiva contra o vírus H5N1, causador da influenza aviária de alta patogenicidade, popularmente conhecida como gripe aviária. O decreto foi assinado na última segunda-feira (28) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29).

O objetivo principal deste decreto é a reduzir riscos, danos e ameaças à agropecuária e à saúde pública no estado do Pará. A partir dessa medida, todos os órgãos e entidades da administração estadual, assim como instituições privadas, federações, associações e sindicatos relacionados à avicultura no estado, devem tomar medidas de apoio às ações necessárias para a prevenção da Influenza Aviária e para minimizar os danos relacionados a essa doença.

As ações preventivas, de controle, monitoramento e análise de risco devem estar em conformidade com as normas e protocolos sanitários estabelecidos na legislação vigente, bem como com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Normas adicionais serão estabelecidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ).

Em julho deste ano, mesmo com o Brasil mantendo o status de país livre da gripe aviária em aves comerciais, o Ministério da Agricultura e Pecuária recomendou que os estados declarassem o estado de emergência zoossanitária como medida preventiva. Essa ação já havia sido adotada nacionalmente em maio pelo MAPA, em resposta aos primeiros registros da doença em aves migratórias no país.

(DOL)

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!