Uma jiboia morreu carbonizada durante um incêndio que atingiu uma área de vegetação na região norte de Palmas, no Tocantins, na quarta-feira (30). O fogo alcançou aproximadamente 48,4 mil metros quadrados.

Uma equipe do Sistema Integrado de Operações (Siop) iniciou o combate às chamas por volta das 16h. Durante o trabalho, um agente da Defesa Civil encontrou o réptil em meio à área atingida pelo fogo.

Segundo a Defesa Civil, o animal, da espécie Boa constrictor, não resistiu à intensidade das chamas.

Leia Também:

O órgão alertou para os impactos das queimadas sobre a fauna silvestre. Além de destruírem áreas de abrigo e alimentação, os incêndios podem provocar a morte de animais e fazer com que espécies deixem seus habitats em busca de água, comida e locais seguros.

Com a fuga dos animais para áreas urbanas, aumentam também os riscos de acidentes e encontros com moradores.

A orientação é não tentar capturar animais silvestres encontrados próximos a áreas de mata. Em casos de animais feridos ou que estejam em áreas urbanas, a recomendação é acionar equipes especializadas de resgate.