Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Eugênio Gadelha não depende, necessariamente, de coalizões locais para ser deputado

Engenheiro e atual secretário de Obras de Canaã, Eugênio Gadelha é pré-candidato a deputado estadual, tem prestígio e chega como fortíssimo candidato à Alepa em 2026. Com a força de Josemira em todo o Pará, Eugênio não depende de frente única local para se eleger

Eugênio Gadelha não depende, necessariamente, de coalizões locais para ser deputado
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Canaã dos Carajás é a maior economia do Pará já há alguns anos. O município, porém, até hoje, não conseguiu eleger representantes com título local na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); em 2022, por muito pouco, o sonho não se tornou realidade.

Faltando menos de um ano para o pleito de 2026, o debate em torno das eleições legislativas estaduais está quente, tanto quanto a disputa para o executivo. Canaã dos Carajás mantém acesa a esperança na eleição de um representante na Alepa – o que parece estar mais próximo do que nunca. O nome da vez é Eugênio Gadelha, engenheiro, atual secretário de Obras em Canaã, e marido de Josemira Gadelha.

Inteligente e dono de uma fala firme, Eugênio Gadelha será o indicado de Josemira nas eleições legislativas do ano que vem – algo que muitos queriam, inclusive.

Josemira é, hoje, um dos principais nomes da política no Pará. Respeitada em todos os municípios da região, admirada e muito querida, a prefeita canaense é uma das mais valiosas e influentes apoiadoras que alguém poderia querer. Eugênio é o escolhido e isso o torna fortíssimo candidato.

Forte o suficiente para ser recebido por prefeitos de todo o Sul e Sudeste do Pará, ouvido e, em muitos casos, ter o apoio nas eleições vindouras. Ser o escolhido de Josemira abre portas em qualquer cidade.

Forte o suficiente também para não depender, necessariamente, de coalizões locais para ser eleito. Ora, pode parecer um absurdo: como um município com eleitorado pequeno pode eleger um representante sem que haja uma frente única para tanto?

Acontece que Canaã já não é um município pequeno. Hoje, são 69,4 mil eleitores e, seguramente, serão mais de 70 mil até outubro de 2026. Para se ter ideia, a Terra Prometida tem o 17º maior eleitorado do Pará. No Sul e Sudeste, é o quarto município com mais eleitores. “Pequeno” já não pode ser chamado.

Outro ponto: Josemira Gadelha foi reeleita com 44 mil votos em 2024 e sua aprovação segue acima dos 70%. A tendência é que ela cresça em 2026 e seu peso seja ainda maior na eleição do ano que vem.

Considerando isso e o apoio do grupo de Josemira a Eugênio, o engenheiro tem tudo para sair de Canaã com, pelo menos, 30 mil votos. A margem deve lhe dar folga para trabalhar com mais tranquilidade em outros municípios em que ele e Josemira já são respeitados.

Evidentemente, o apoio de opositores seria importante durante o processo, já que a política é, e sempre será, a arte de construir alianças. Porém, caso não venha, Eugênio tem grandes chances de ser eleito mesmo assim.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!