A cidade de Canaã dos Carajás foi palco de um grande encontro de apaixonados por motociclismo na manhã deste sábado (7), com a realização do primeiro Canaã Motofest. O evento reuniu dezenas de motoclubes da região Sul e Sudeste do Pará, além de representantes de diversos estados do Brasil.
Idealizado e promovido pelo Iron Horse Motoclub, com apoio da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), o evento se destacou pela interação entre motociclistas, atrações musicais, movimentação econômica e fortalecimento do turismo local.
O presidente do Iron Horse Motoclub, Flávio Dutra, destacou que o evento nasceu de um sonho do clube e superou todas as expectativas.
“O Canaã Motofest começou como um sonho nosso, do Iron Horse, justamente para reunir motociclistas das cidades vizinhas, da região e de todo o país. Temos aqui pessoas de Brasília, Goiânia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e também de cidades próximas, como Belém. Inicialmente, esperávamos cerca de 150 motocicletas, mas ultrapassamos 250. Isso mostra a proporção que o evento tomou e os benefícios que ele traz para a cidade, inclusive na questão do trânsito. O motociclismo incentiva o uso correto de EPIs e o respeito às leis. É uma cultura que contribui para um trânsito mais seguro, algo essencial para Canaã, que ainda enfrenta desafios nesse aspecto”, afirmou Flávio, pontuou também o aspecto social do evento, que reforça a atuação dos motoclubs em iniciativas e projetos sociais que beneficiam a população.
A diretora-presidente da Funcel, Taís Leite, também ressaltou a importância da realização.
“Estamos aqui nesse belíssimo evento, o primeiro MotoFest de Canaã dos Carajás. Essa quantidade de público já era esperada, mesmo sendo a primeira edição. Vieram pessoas de várias cidades da região e até de outros estados. Para nós, é muito gratificante. O evento já estreia no nosso calendário oficial, com realização da Prefeitura, por meio da Funcel, em parceria com os motoclubes de Canaã. É uma grande movimentação e um aquecimento na economia local. Isso é fundamental para nós que trabalhamos pelo fortalecimento da segunda matriz econômica de Canaã”, pontuou.
O vereador Cleido Braz também acompanhou o evento e reforçou o impacto positivo na imagem do município.
“Canaã é conhecida como cidade mineradora, mas tem estrutura para grandes eventos. Temos visitantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Belém e cidades vizinhas. Isso leva a imagem da nossa cidade para fora. Este evento é uma grande janela. Esperávamos a metade do público e fomos surpreendidos. Isso mostra o quanto Canaã está preparada. O Legislativo, assim como o Executivo, tem papel importante em iniciativas como essa. Também é nossa obrigação, como legisladores, vender a imagem do nosso município”, enfatizou.
O Canaã Motofest contou com exposição de motos diferenciadas e customizadas, shows ao vivo, sorteio de brindes e premiação para os motoclubes participantes, uma forma de valorizar e prestigiar a cultura do motociclismo. Entre os motoclubs que marcaram presença no evento estavam o Xinguara MC, Parauapebas MC, Abutres MC e muitos outros grupos, que animaram a programação.
A primeira edição do evento superou todas as expectativas e já se consolida como um dos principais momentos do calendário cultural de Canaã dos Carajás, com potencial para se tornar uma referência regional nos próximos anos.
Comentários: