Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

AMATCarajás é mais forte do se imagina

Marabá não deixou a Amat, tampouco Canaã. Instituição é fundamental para o Sul e Sudeste do Pará e somente por meio da união será possível o desenvolvimento

AMATCarajás é mais forte do se imagina
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Prefeitos de todo o Sul e Sudeste do Pará se reuniram na quinta-feira (14) em Marabá para a assembleia geral da AMATCarajás, Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás. Na ocasião, Célio Marcos Cordeiro, o Nego, prefeito de Cumaru do Norte, foi eleito presidente da instituição, Dr. Jefferson Oliveira, prefeito de São Geraldo do Araguaia, foi escolhido o vice-presidente e Adriana Andrade, prefeita de Rondon do Pará, a segunda vice-presidente.

Antes da eleição, os prefeitos participaram de um momento de diálogo e aprendizado. A meta era um só: reforçar a importância da cooperação entre os municípios e a fundamental importância da união entre os gestores em busca do desenvolvimento.

Em entrevista, Jair Martins, ex-presidente da Amat, elogiou a cobertura feita pelo Gazeta Carajás e criticou outros veículos de imprensa que divulgaram informações inverídicas sobre ele e a entidade. Um dos pontos que Jair reforçou foi a relação da Amat com Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás. Confira abaixo a entrevista.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gazeta Carajás (@gazetacarajas)

 

No momento em que a eleição aconteceu, prefeitos ficaram a sós na auditório, como reza o regulamento da Amat e escolheram a nova diretoria da instituição. Nego, Jefferson e Adriana conduzirão os trabalhos da entidade pelos próximos dois anos.

Após a eleição, os prefeitos se uniram e bradaram em alto e bom som: AMAT forte!

Importância do momento

Ao longo dos últimos meses, alguns veículos de imprensa da região afirmaram que a Amat estava próxima do fim, com municípios importantes deixando a instituição, como Canaã e Marabá.

Porém, a informação foi desmentida pelo próprio Jair Martins em entrevista. Além disso, Josemira e Toni Cunha, prefeito de Marabá, de fato não compareceram ao evento, mas enviaram representantes. No caso de Toni, o vice-prefeito de Marabá, João Tatagiba.

Prova de que os rumores sobre um esfacelamento da entidade, que já se aproxima do meio século de existência, não eram reais.

Prefeitos de municípios fortes e populosos da região, Dr. Rener, de Redenção, Wagno Godoy, de Itupiranga, Elida Elena, de Conceição do Araguaia, e Aurélio Goiano, de Parauapebas, reforçaram a importância da entidade e apoiaram a eleição da nova diretoria.

Futuro da Amat

A Amat tem uma missão clara: unir municípios, promover a cooperação entre eles, facilitar trâmites políticos, principalmente para os menores, e trabalhar para o desenvolvimento da região como um todo.

Bem estabelecido que a entidade continua forte, Nego, Jefferson e Adriana têm a missão conjunta de fortalecer as lutas pelo povo do Sul e Sudeste do Pará. São mais de 1,5 milhão de pessoas vivendo na região.

Hoje, a diferença de realidade entre os municípios talvez seja o maior gargalo. Enquanto há municípios de grande receita, há outros menores que precisam ser ouvidos e necessitam de investimentos para que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

Tais melhorias só são possíveis por meio da cooperação e, por isso, a Amat continua sendo fundamental. Para sepultar de vez rumores sobre declínio político, vários prefeitos conversaram em off com a nossa reportagem e a conclusão de todos é uma só: a Amat é mais forte do que se imagina.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor chefe do Gazeta Carajás

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!