Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Novo Repartimento

Valdir Lemes conduz Novo Repartimento para sustentabilidade econômica

Prefeito-exemplo no Pará, Valdir Lemes mostra que não são necessários super orçamentos para transformar um município e torna-lo sustentável. Com slogan “Agora é trabalho”, Valdir faz gestão sem negociatas e gastanças, resultado é município equilibrado e economia em crescimento

Valdir Lemes conduz Novo Repartimento para sustentabilidade econômica
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito Valdir Lemes, de Novo Repartimento, é uma unanimidade no estado do Pará: todos o consideram um gestor eficiente. Valdir está conduzindo o município para um estado de sustentabilidade econômica, com investimentos em infraestrutura e uma gestão focada no equilíbrio fiscal do município. Sem negociatas e gastanças desnecessárias, o prefeito governa Repartimento “na ponta da caneta”, fazendo cálculos com o orçamento que possui, se preocupando com a saúde financeira do município nos próximos anos e tratando o orçamento público com a maior responsabilidade possível

Durante a semana, reportagem do Gazeta Carajás anunciou que Novo Repartimento está prestes a ganhar uma fábrica de chocolates. A iniciativa é do governo municipal e de entidades locais. A indústria será construído em uma área doada pelo governo municipal.

A fábrica de chocolates é um exemplo importante de diversificação econômica. Novo Repartimento é um dos maiores produtores de cacau do planeta e já recebeu diversos prêmios no Brasil e no mundo. As amêndoas produzidas em solo repartimentense agradam os mais exigentes paladares e serão transformadas em chocolate da mais alta qualidade dentro do próprio município.

Ou seja, Repartimento deixa de exportar apenas matéria-prima, para exportar também o produto manufaturado – com valor agregado. Isso representa geração de muitos empregos e uma economia crescente.

Outro exemplo de trabalho em prol da sustentabilidade econômica é o investimento na melhoria constante de estradas vicinais. Novo Repartimento tem uma das maiores malhas vicinais do estado e, até 2020, milhares de famílias da zona rural tinham dificuldade para escoar suas produções.

Muita gente deixava até de criar gado em Repartimento e apostava em municípios vizinhos, já que nestes era mais fácil o escoamento. Valdir assumiu em 2021 e iniciou uma transformação nesta malha vicinal e o resultado veio em menos de dois anos.

Novo Repartimento era o nono maior produtor rural de gado do Brasil em 2018. Em 2022, se tornou o quarto maior rebanho – segundo maior do Pará, e segue crescendo. Economicamente, este salto significa mais emprego e renda para o município.

Além disso, Lemes tem apostado em outras áreas, como turismo e cultura, o que jamais havia sido feito antes.

Prefeito-exemplo, Valdir Lemes mostra que não são necessários orçamentos gigantescos para mudar a realidade de um povo. Basta boa vontade, inteligência, visão de futuro, seriedade e uma boa dose de trabalho.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!