Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Economia

Uma Canaã antes de Josemira e outra depois

Josemira está tirando Canaã do histórico isolamento logístico e transforma município e vai transformar a Terra Prometida em um importante corredor comercial

Uma Canaã antes de Josemira e outra depois
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para além dos investimentos diversos em programas sociais e infraestrutura, já tão falados pela imprensa regional, Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, está conduzindo o município para um novo tempo econômico – um tempo capaz de romper as amarras da escravidão mineral. Se Canaã antes era um município totalmente dependente de ciclos minerais e escanteado pela logística, hoje caminha para se tornar um corredor comercial no Sul e Sudeste do Pará.

Desde que assumiu em 2021, Josemira deixou clara e límpida a sua intenção de construir um aeroporto no município. A missão é difícil, quase impossível, já que há aeroportos para atender a região, como Marabá e Carajás, e uma liberação da Infraero não é tarefas das mais simples. A prefeita, no entanto, peitou a situação e desde então luta para a implantação.

A luta está muito próxima de ser compensada. Na última semana, a prefeita e o seu vice, Dinilson José, assinaram um convênio com a Infraero e, na prática, estão autorizados a iniciar a construção do aeroporto. O município já dispõe de uma área para isso e suficiente dinheiro em caixa para a obra. Será o maior aeroporto da região, capaz de receber voos internacionais, domésticos e também funcionar como um terminal de cargas – ou seja, colocará Canaã em uma posição privilegiado no mapa mundial do comércio.

Sim, antes investidores enxergavam na logística um obstáculo para Canaã. Agora, faz cada vez mais sentido para grandes empresas de todos os setores investirem na Terra Prometida.

Se por ar, a coisa está muito bem encaminhada, por terra está praticamente resolvida. A Transcarajás foi inaugurada recentemente e chegar à BR-155 se tornou fácil e rápido. Mercadorias que vinham do Tocantins e Mato Grosso até Parauapebas e Curionópolis antes passavam por Eldorado, agora passam obrigatoriamente por dentro de Canaã, assim como rotas de ônibus.

Em março, será a vez da Transcanadá, que ligará o município à PA-279 e a importantes municípios como Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu.

Todos estes avanços logísticos são fruto do trabalho de Josemira como gestora e articuladora. A prefeita sabe que a mineração, apesar de ainda ser longeva em Canaã, findará um dia e sobrará, então, o que está feito a partir de agora. Os avanços logísticos são, na verdade, um recado claro para o futuro: Canaã está pronta para receber o mundo e se tornar uma potência econômica global.

Por isso, é seguro dizer que há uma Canaã antes e outra depois de Josemira. Antes, isolada e pouco atrativa. Agora, um dos mais importantes corredores comerciais do estado.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!