O prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL), confirmou a nomeação do coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado so Pará, Marcus Victor Lima Norat, para assumir a coordenadoria da Defesa Civil Municipal a partir de 1º de janeiro de 2025. O anúncio integra a lista de profissionais com currículos extensos que foram convidados por Toni Cunha para compor a futura gestão.
Coronel reformado, Norat possui formação em Educação Física e Gestão de Riscos Coletivos, além de diversas especializações, incluindo Defesa Civil e Emergências Ambientais pela PUC PR, Tecnologias Educacionais e Gestão Estratégica em Defesa Social. Sua carreira inclui cursos internacionais, como o de Combate a Incêndios Florestais realizado nos Estados Unidos, e formação em operações de Defesa Civil e combate a incêndios e salvamento em aeronaves.
Norat já ocupou cargos como Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar em Marabá e Coordenador Regional de Defesa Civil na região Sul e Sudeste do Pará. Em sua trajetória no Corpo de Bombeiros do Pará, também atuou como Comandante Operacional e Diretor de Ensino e Instrução, entre outras posições.
A nomeação é parte das escolhas de Toni Cunha para a próxima administração, com o objetivo de fortalecer a atuação da Defesa Civil em Marabá, que possui demandas significativas em gestão de riscos e resposta a emergências, sobretudo em relação às enchentes, que quase todos os anos afetam a cidade.
Fonte/Créditos: Com Portal Debate
Comentários: