Foi realizada de 13 a 16 de agosto, a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. O evento foi realizado em Brasília e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
A integrante da comissão e coordenadora do Centro de Referência de Economia Solidária (Cresol), Maria Juciaria de Sousa Neto, destacou a participação ativa do município de Canaã e de outras cidades paraenses, reforçando os principais eixos debatidos. “Foram 20 pessoas na comissão organizadora e nove colaboradores na sistematização do caderno de propostas. Trabalhamos quatro eixos: o primeiro, produção, comercialização e consumo; o segundo, financiamento, crédito e finanças solidárias; o terceiro, educação, formação e assessoramento técnico; e o quarto, ambiente institucional, legislação e políticas públicas. No total, chegamos a 88 propostas. Nossa preocupação central é garantir trabalho digno, justo, sustentável, seguro e solidário”, ressaltou.
A coordenadora ressaltou a importância de levar o nome de Canaã para o cenário nacional e de defender pautas que fortaleçam a Economia Solidária. “Para mim, a participação foi mostrar para o Brasil que o programa de Economia Solidária acontece no nosso município. Nas plenárias livres, conseguimos aprovar propostas como a criação de uma escola nacional de Economia Solidária e feminista, voltada ao cuidado e à formação de mulheres. Também defendemos a criação de uma assessoria gratuita e continuada para os empreendimentos, com suporte jurídico, administrativo e de inovação, sempre articulada à educação popular. A iniciativa deve assegurar o acesso da juventude e das mulheres”, destacou.
A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, além de delegados e delegadas, representantes dos governos federal, estaduais e municipais, da sociedade civil, de empreendimentos solidários e convidados especiais.
Durante o evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforçou a importância da distribuição de renda e o papel do trabalhador e da trabalhadora na geração de riqueza nacional.
Fonte/Créditos: Ascom- Canaã dos Carajás
Comentários: