A Prefeitura de Parauapebas intensifica as articulações com o Governo do Estado do Pará para ampliar a rede pública de saúde do município e da região de Carajás. Nesta semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde cumpriram agenda institucional nas sedes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), do Hemopa e do Comando Militar do Norte, em Belém.
Durante a reunião na Sespa, foi protocolado um ofício solicitando apoio financeiro estadual para o custeio da Média e Alta Complexidade (MAC), considerando as demandas judiciais, reprimidas e regionais, além do atendimento a pacientes de diversos municípios da região de Carajás. Estudos indicam que o município vem executando o Teto MAC acima de 100%, com déficit anual médio de R$ 14 milhões. A agenda garantiu a análise do pedido de recursos e avanços na regulação de pacientes que necessitam de atendimento especializado, promovendo maior organização, agilidade e segurança no acesso aos serviços de alta complexidade.
“Pleiteamos mais recursos para o nosso município, para ajudar no incremento, no tratamento de algumas situações que nós precisamos para melhorar a saúde da nossa cidade”, comentou o secretário Luiz Veloso.
Na sede do Hemopa, a reunião abordou a implantação de um Hemonúcleo em Parauapebas. A unidade permitirá a coleta, o processamento e a distribuição de sangue, fortalecendo a rede hospitalar local e regional. Segundo o secretário Luiz Veloso, a iniciativa vai ampliar a resolutividade dos tratamentos que dependem de sangue, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente à população.
Por fim, a agenda foi concluída no Quartel do Exército, na 8ª Região Militar, para tratar da Ação Cívico-Militar (ACIS), que leva atendimento de saúde e assistência social às comunidades. “Estamos trabalhando para melhorar a saúde de Parauapebas”, reforçou o secretário.
Comentários: