Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Mineração

Operação conjunta da PF e Ibama 'escangalha' garimpos clandestinos em Canaã e Parauapebas

Escavadeiras, motores estacionários e milhares de litros de diesel e gasolina foram inutilizados. Maconha, armas e munições também foram encontrados nos garimpos

Operação conjunta da PF e Ibama 'escangalha' garimpos clandestinos em Canaã e Parauapebas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma força-tarefa realizada entre os dias 14 e 17 de julho intensificou o combate ao garimpo clandestino e à extração ilegal de ouro e cobre em áreas de Parauapebas e Canaã dos Carajás. A ação reuniu órgãos de fiscalização e segurança para desarticular estruturas usadas na exploração irregular de recursos minerais.

Na região do Rio Azul, em Parauapebas, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, foram destruídas estruturas utilizadas pelos garimpeiros, incluindo 20 motores estacionários, quatro escavadeiras hidráulicas, 42 acampamentos clandestinos, além de cerca de 2 mil litros de diesel e 100 litros de gasolina. Durante a operação, também foram apreendidos um caminhão-prancha, uma motocicleta, uma escavadeira hidráulica, munições, uma arma de fogo, armas brancas e aproximadamente 200 gramas de maconha.

Em Canaã dos Carajás, as equipes inutilizaram oito poços usados na extração ilegal de cobre, três acampamentos clandestinos, dois britadores, uma escavadeira hidráulica, cerca de mil litros de óleo diesel e aproximadamente três metros cúbicos de madeira da espécie castanheira. Outra escavadeira foi apreendida e ficou sob a responsabilidade de fiel depositário.

A operação também resultou na apreensão de dois transformadores trifásicos e de outros equipamentos utilizados na atividade ilegal. Segundo os órgãos envolvidos, toda a destruição das estruturas seguiu os protocolos de segurança ambiental previstos para esse tipo de ação.

A força-tarefa contou com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ibama, da Força Nacional, da Polícia Militar e da Polícia Federal, com foco em combater crimes ambientais e a exploração mineral clandestina na região.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!