Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Itupiranga

Itupiranga retrocede em saneamento básico e lança esgoto no Rio Tocantins

Assessoria da Prefeitura de Itupiranga diz que apenas o secretário de infraestrutura Paulo Barros poderia falar sobre o assunto

Itupiranga retrocede em saneamento básico e lança esgoto no Rio Tocantins
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto Trata Brasil declarou que a população que mais sofre sem água de boa qualidade, coleta e tratamento de esgoto, vive na Região Norte. E a cidade de Itupiranga confirma mais ainda esses dados, prova disso é o orçamento irrisório que o prefeito Benjamin Tasca prevê para essa área em 2024: pouco mais de um milhão de reais, do orçamento total de R$ 220 milhões.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 49.754 pessoas, 0,97% da população é atendida com esgotamento sanitário, frente a média de 15,96% do estado e 66,95% do país. Além disso, a cidade continua com emissário jogando esgoto da orla diretamente no Rio Tocantins.

O que deveria ser uma galeria em alvenaria, na realidade é um valão, que corta os bairros mais baixos e esconde a vergonha da sua origem sob um matagal. Vale ressaltar que nesse tipo de local, cobras, ratos e diversos bichos fazem morada, no único grande espaço de escoamento de água de chuva quando o inverno chega.

O município utiliza como solução para esse problema, o valão que corre por trás do cemitério da cidade, onde a água descai no rio metros à frente. Assim é também em várias outras partes da cidade, onde as chuvas fortes impactam em vias alagadas (nas ruas calçadas), ou lamaçal nas ruas de chão, um outro aspecto no qual Itupiranga ainda tem muito a avançar.

O saneamento básico é um conjunto de serviços de infraestrutura que engloba o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais. Esse um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente na vida de todas as pessoas e no desenvolvimento socioeconômico do país. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, preservação ambiental, expansão do turismo etc.

Comentários:

Nayane Pacheco

Publicado por:

Nayane Pacheco

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!