A união de esforços entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Xinguara levou à inauguração do 34º Agrupamento Bombeiro Militar (34º GBM), entregue nesta sexta-feira (26). A nova unidade chega como um reforço para a estrutura de segurança pública e defesa civil no sul do Pará, com benefícios diretos a milhares de moradores de Xinguara e de municípios vizinhos.
A solenidade de inauguração contou com a presença da governadora Hana Ghassan, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Jayme de Aviz Benjó, além de autoridades estaduais e municipais.
A implantação do novo agrupamento é resultado de uma parceria institucional construída com o Governo do Estado, que fez a instalação do quartel em Xinguara e disponibilizou uma área de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados para a construção da unidade, localizada na Avenida Hermes Dantas, no centro da cidade.
Em fevereiro de 2024, o então governador Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para o início das obras, que receberam investimento superior a R$ 4 milhões por parte do Governo do Estado. A nova estrutura passa a contar com um efetivo inicial de 23 bombeiros militares.
Além de atender a população de Xinguara, o 34º Agrupamento Bombeiro Militar terá atuação nos municípios de Rio Maria, Água Azul do Norte, Bannach e Sapucaia, ampliando a capacidade de resposta a ocorrências de incêndios, resgates, salvamentos e ações preventivas de Defesa Civil.
Comentários: