Na sexta-feira (6), o deputado estadual Aveilton Souza marcou presença na manifestação em defesa do cacau paraense, realizada no município de Medicilândia, um dos mais importantes polos produtores no Brasil e o principal no Pará. O ato reuniu produtores rurais, lideranças locais e representantes do setor agrícola de diversos municípios cacaueiros, como Novo Repartimento, Altamira, entre outros.
A mobilização teve como objetivo chamar a atenção para a crise enfrentada pelo setor cacaueiro no estado, em protesto contra os baixos preços pagos pela amêndoa e contra a importação de cacau africano, medida que, segundo os produtores, agrava a desvalorização do produto local e penaliza quem produz no Pará e no Brasil.
Durante sua fala, o parlamentar destacou que o momento não era político-eleitoral, mas de união em defesa do produtor rural. “Aqui hoje não é hora de pedir voto pra ninguém. Aqui hoje é hora de defender o produtor rural. O resto é conversa fiada”, afirmou.
Natural de Uruará, Aveilton Souza destacou sua ligação direta com a realidade enfrentada pelos produtores da região, ressaltando que a pauta do cacau é uma luta que conhece de perto, inclusive no âmbito familiar. O deputado também enfatizou as dificuldades vividas pelos pequenos produtores em todo o estado e informou que articulações já foram realizadas junto ao Governo do Estado, por meio do governador Helder Barbalho, o que resultou no agendamento de uma reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com o objetivo de buscar soluções concretas para melhorar a atual situação do setor cacaueiro.
“O produtor de cacau, em um estado reconhecido a nível de Brasil e de mundo, precisa ser valorizado”, reforçou o deputado, ao destacar a importância econômica e social da cultura para o Pará.
Veja:
Comentários: