Não é de hoje que Piçarra pode se orgulhar por ter uma das melhores educações públicas do estado do Pará, mais especificamente da região Sul e Sudeste. Um levantamento recente apurado pelo Gazeta Carajás mostrou que o município "dá aula" para a região quando o assunto é ensinar. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Piçarra é nota 5,1, que coloca o município na 10ª posição no ranking de aprendizagem do Sul e Sudeste paraense.
Piçarra está à frente, por exemplo, de municípios como São Geraldo do Araguaia e Conceição do Araguaia, que possuem orçamentos públicos maiores. Para explicar tamanhos avanços, o Gazeta Carajás foi até Piçarra para entender o processo para a chegada até os números expressivos.
Caminho para o desenvolvimento
Desde a gestão de Wagne Machado, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, Piçarra tem um olhar atento e sensível à causa escolar. São mais de 4500 de alunos amparados pela educação local; uma dedicação sem precedentes. Para efeito de comparação, antes de Wagne assumir, o município tinha um Ideb de 3,9.
Durante a gestão de Wagne, Laane Barros, que é professora efetiva do município, foi secretária de Educação, responsável direta pela implantação da primeira creche local.

Além disso, como secretária, Laane também informatizou e conectou 100% das escolas municipais à internet, bem como qualificou servidores e levou universidades no modelo EAD para a cidade. Tanto sucesso a credenciou como a candidata de sucessão.
Desde 2021, já com Laane no batente, a prefeitura tem executado uma série de reformas e ampliações nas unidades de ensino. A escola Caminho para o Futuro, na vila Oziel Pereira, foi contemplada com seis novas salas climatizadas e mobiliários modernos.

Já a escola Alice Silveira Lima foi ampliada e reformada em parceria com o Governo do Estado. Com recursos próprios, o município construiu a escola Maria Lúcia de Sousa Pimentel, no complexo São José, e reformou e ampliou a escola Dom Marcelino, na vila Luzilândia, para atender a demanda local. A Escola Novo Poema, na Vila Anajá, também foi reformada e reformada. Detalhe: todas essas obras com recursos próprios.

Paralelamente às obras, a secretaria municipal de educação implantou um sistema de monitoramento da aprendizagem em tempo real. A ferramenta permite acompanhar o desempenho dos estudantes por meio de simulados e gráficos pedagógicos, orientando mentorias e planos de intervenção para alunos do 5º e 9º anos.
A formação continuada é outro pilar da estratégia, com programas permanentes para professores da alfabetização, para recomposição de aprendizagens e para a equipe gestora, incluindo diretores e coordenadores pedagógicos.
Na educação infantil, a creche da vila Boa Vista está com 80% das obras concluídas. O planejamento municipal também inclui a construção da primeira escola em tempo integral de Piçarra e de mais uma creche na sede.
Para garantir o acesso, o município foi contemplado com um ônibus escolar do Programa Caminho da Escola, assegurando transporte seguro, principalmente para os estudantes da zona rural.
Consolidação
Ostentar índices tão positivos não é tarefa simples, porém está longe de ser impossível. A gestão de Piçarra mostra que um olhar atento e sensível faz toda a diferença quando o assunto é educar.
A estrutura da educação em Piçarra, hoje, é uma das mais consistentes do estado e serve como exemplo para vários municípios. Para o futuro, a previsão é de ainda mais sucesso e mais estudantes com as vidas transformadas pelo poder da aprendizagem.
Comentários: