O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, venceu as eleições de terça-feira (5) ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.
A vitória foi anunciada após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. Sua vitória repercutiu no mundo todo e líderes mundiais parabenizaram Trump nesta quarta.
O politico já discursou na Flórida, mesmo antes de Kamala reconhecer a derrota. Trump falou sobre imigração ilegal, afirmou que seu slogan será ‘promessas feitas serão cumpridas’ e pregou a união entre todos os americanos.
Economia
Com a notícia da eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, o dólar disparou. A expectativa é que a vitória cause impacto na economia global.
O dólar subiu cerca de 1,4% em relação a uma série de moedas, incluindo a libra, o euro e o iene japonês.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar em relação a uma cesta de moedas estrangeiras, registrava alta de 1,7% na manhã desta quarta-feira (6/11).
No Brasil, a moeda foi de R$ 5,74 para R$ 5,86 por volta das 9h da manhã, maior valor desde 2020, durante a pandemia.
Votos
O republicano totalizou mais de 70 milhões de votos da população americana, contra os mais de 66 milhões da candidata democrata, Kamala Harris, exemplificando o favoritismo popular na disputa. Trump também superou a adversária no colégio eleitoral, após obter 277 das 538 cadeiras, superando em grande margem a democrata, que obteve cerca de 224 delegados.
Fonte/Créditos: Com Portal G1 e BBC Brasil
Comentários: