Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Mineração

De olho no futuro, Vale firma parceria com Cubo Itaú em busca de soluções para a mineração

O objetivo da empresa está integrado à estratégia de inovação para trazer mais segurança, eficiência e sustentabilidade para o negócio

De olho no futuro, Vale firma parceria com Cubo Itaú em busca de soluções para a mineração
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Vale iniciou parceria estratégica com o Cubo Itaú para selecionar startups do portfólio do hub que desenvolvam soluções para desafios específicos da mineração. O objetivo da empresa está integrado à estratégia de inovação para trazer mais segurança, eficiência e sustentabilidade para o negócio. No dia 24 de março, lideranças da Vale apresentaram desafios para as startups criarem soluções com foco em automação, reciclagem e eficiência energética. Segundo o vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar, a inovação é uma alavanca fundamental para a mineração do futuro. “Ao integrar o ecossistema de startups do Cubo Itaú e tecnologias disruptivas, poderemos acelerar iniciativas que tornem as operações mais sustentáveis e com impactos positivos nas comunidades locais”, afirma Rafael Bittar.

A Vale investe cada vez mais em inovação aberta, ampliando o intercâmbio com startups, e acelerando o uso de tecnologias disruptivas na operação da companhia. A parceria com o Cubo Itaú existe desde 2023, quando o Fundo Vale passou a ser membro do hub. A parceria da Vale, firmada agora, complementa a atuação. Enquanto a mineradora terá o desafio de impulsionar desafios que gerem negócios, o Fundo Vale seguirá como um ativador e fomentador do sistema, levando agendas do tema de floresta e clima para o Cubo. Este papel foi reconhecido recentemente pelo próprio Cubo, que no último dia 20 premiou o Fundo Vale com uma menção honrosa pelo fomento ao ecossistema.

A Vale já atuou em colaboração com mais de 70 startups nos últimos cinco anos e quer seguir avançando em inovação aberta. Em 2022, a companhia criou a Vale Ventures, iniciativa de corporate venture capital que comprometeu US$ 100 milhões em capital para investimentos em startups de tecnologia pioneiras que busquem soluções sustentáveis para a mineração. A empresa colabora, ainda, com uma rede diversificada de parceiros, incluindo hubs de inovação e empreendedorismo nos locais onde atua e universidades, compartilhando recursos e conhecimento para impulsionar a inovação na mineração. Além das parcerias, a Vale também conta com 12 hubs de inovação internos que são porta de entrada para novas ideias para capturar os desafios das operações.

Fonte/Créditos: Com Brasil Mineral

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Eric é repórter, redator e estudante de Jornalismo, com atuação voltada à cobertura local na região de Carajás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!