Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / COP30

COP30: Califórnia se junta ao Vale Bioamazônico e firma parceria com o Governo do Pará

A assinatura do documento ocorreu durante a visita de Gavin Newsom ao Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém

COP30: Califórnia se junta ao Vale Bioamazônico e firma parceria com o Governo do Pará
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o governador da Califórnia (EUA), Gavin Newsom, firmaram, nesta terça-feira (11), um acordo inédito para aprimorar as capacidades de prevenção e resposta a incêndios florestais, proteger florestas e comunidades e impulsionar, a partir do Vale Bioamazônico, a cooperação em bioeconomia, pesquisa e inovação em gestão sustentável da terra em conexão com o ecossistema tecnológico do Vale do Silício.

O memorando de entendimento firmado entre o Estado do Pará e o Estado da Califórnia estabelece uma parceria estratégica de longo prazo, que une a maior economia verde dos Estados Unidos à principal fronteira de biodiversidade do planeta. O foco está em soluções de baixo carbono, desenvolvimento inclusivo e conservação da floresta viva.

A assinatura do documento ocorreu durante a visita de Gavin Newsom ao Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém, um dos principais componentes do Vale Bioamazônico. O espaço reúne pesquisa científica, startups, empreendedores, povos indígenas e comunidades tradicionais em torno de novos modelos de negócios baseados na floresta viva.

Impressionado, o governador da Califórnia comparou o ambiente de inovação do Pará ao do Vale do Silício. “Eu nunca vi algo assim, e eu vi muito. Eu viajei o mundo e essa oportunidade de usar este lugar como plataforma para inovação e empreendedorismo, permitindo que empresas se formem aqui e que pessoas se unam em torno das diferenças, lembra muito o ecossistema que se desenvolveu ao redor do Vale do Silício”, afirmou.

Para Newsom, a combinação de universidades, pequenos negócios, comunidades indígenas e centros de pesquisa em um mesmo território é a chave da inovação, elemento que hoje faz da Califórnia a vanguarda da economia de baixo carbono e que ele enxerga despontando também no Pará.

A agenda contou com a participação da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão, além de outras autoridades.

O memorando formado entre os dois governos prevê o fortalecimento da prevenção e da resposta a incêndios florestais por meio de troca de experiências, tecnologia e inteligência aplicada. Entre as áreas de cooperação estão o monitoramento da saúde das florestas, a identificação de áreas suscetíveis ao fogo, o compartilhamento de conhecimento sobre redução de risco, o desenvolvimento conjunto de estratégias de queima controlada e o apoio a ações comunitárias de mitigação e educação pública.

As lições aprendidas com os grandes incêndios na Califórnia e com o histórico de queimadas na Amazônia serão aproveitadas para aprimorar a prevenção, a resposta rápida e a resiliência das paisagens florestais em ambos os territórios.

Além da agenda de incêndios, o memorando estabelece cooperação em pesquisa, bioeconomia e inovação por meio do Vale Bioamazônico. O objetivo é ampliar soluções baseadas na natureza que reduzam riscos de incêndio e aumentem a resiliência climática, conectando laboratórios, universidades, centros de pesquisa, investidores e comunidades locais em uma rede internacional ancorada em Belém.

Comentários:

Sergio Manoel

Publicado por:

Sergio Manoel

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!