O prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy, participou na terça-feira (27) de uma importante reunião promovida pela AmatCarajás (Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás) com representantes da Equatorial Pará. O encontro reuniu prefeitos da região para tratar de demandas urgentes relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios.
Durante a reunião, Wagno Godoy destacou a necessidade de construção de uma nova subestação no distrito de Cruzeiro do Sul, em Itupiranga, e melhorias no sistema elétrico que atende a região de Cajazeiras e comunidades próximas. As solicitações visam garantir mais estabilidade e eficiência nos serviços prestados à população.
“O foco da nossa fala foi justamente a subestação em Cruzeiro do Sul e o melhoramento da energia em Cajazeiras e toda a região. Seguimos com muita força, fé e trabalho, mostrando que é possível melhorar até os serviços privados em Itupiranga”, afirmou o prefeito.
A participação do gestor reforça o compromisso da prefeitura de Itupiranga com o desenvolvimento local, atuando de forma articulada com os demais prefeitos da AmatCarajás em busca de soluções concretas para a região sul e sudeste do Pará.
Em meio aos recentes debates sobre a qualidade do fornecimento de energia elétrica no estado, a Equatorial Pará divulgou nota à imprensa, na qual apresenta os investimentos realizados e os avanços registrados desde que assumiu a concessão do serviço no Pará:
Nota
A Equatorial Pará reforça seu compromisso com a melhoria contínua da distribuição de energia no estado do Pará e reitera sua disposição para o diálogo com representantes públicos e com a sociedade, buscando sempre evoluir na prestação do serviço e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Pará.
Desde 2012, quando a Equatorial assumiu a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica do estado do Pará, a empresa já investiu mais de R$ 14 bilhões em ações de ampliação da rede, manutenção, modernização e aumento da qualidade do fornecimento de energia em todas as regiões do estado. Esses investimentos resultaram em avanços significativos nos indicadores técnicos e operacionais, refletindo diretamente na melhoria do atendimento à população paraense, onde a distribuidora saiu do último lugar para o 6º lugar no ranking nacional de qualidade de fornecimento de energia da ANEEL.
Entre as principais obras estruturantes entregues nesse período está o Linhão da Tramoeste e também o de 500 KV na Região Metropolitana de Belém, o Conexão Marajó, a expansão do Programa Luz para Todos, além da entrega e ampliação de diversas subestações na regional Sul como em São Geraldo do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia e Redenção, investimentos que culminaram na redução de 80% na duração de interrupção de energia no estado e de 84% de redução na frequência dessas ocorrências desde que a Equatorial assumiu a concessão do Pará.
No ano passado, por exemplo, foram investidos mais de R$ 198 milhões dedicados à região Sul do Pará, avançando na atuação estruturada para extensões e substituições de rede, manutenção preventiva, instalação de equipamentos e obras voltadas à confiabilidade do sistema. Em 2025, a região sul do estado também conta com uma nova empresa de prestação de serviço e com um contingente maior de equipes de campo próprias em processos-chave, o que tem permitido ampliar o número de colaboradores dedicados ao atendimento local e maior agilidade às ações operacionais.
Comentários: