O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira, 2 de outubro, da entrega de duas escolas no município de Breves e uma em Melgaço, na Orla de Breves, na Ilha do Marajó (PA). No total, mais de 40 obras da educação, muitas delas paradas há mais de 10 anos, já foram concluídas na região, com um investimento de R$ 34,7 milhões pelo Novo PAC.
>> Pronunciamento do presidente Lula durante cerimônia de entregas da Educação na Ilha do Marajó
Durante o ato, foi assinada uma ordem de serviço que marca a retomada de sete obras da educação em Melgaço. São mais de R$ 3 milhões em investimentos para a construção de duas escolas de duas salas, três escolas de seis salas, uma creche pré-escola tipo C e uma quadra escolar coberta com vestiário, iniciativas que vão fortalecer a rede de ensino e beneficiar inúmeros estudantes e suas famílias.
Para o presidente, a paralisação de obras públicas, especialmente as educacionais, é uma situação que prejudica toda a população.“Obras começadas em 2014, em 2012, obras que o Ministério da Educação tinha colocado recursos junto com os prefeitos estão sendo inauguradas 15 anos depois. Quando você deixa uma obra paralisada porque foi o seu adversário político que começou, você não tem nenhum respeito com as pessoas da sua cidade, porque a obra não é para o prefeito, é para as mulheres, para as crianças, para os adolescentes, os adultos, é para o povo brasileiro”, criticou o presidente.
Lula agradeceu um pedido feito pelo prefeito de Breves, Xarão Leão, que pediu a construção de uma universidade federal na Ilha do Marajó. Segundo o prefeito, há dois projetos de lei em tramitação no Legislativo sobre a questão.
Comentários: