Na manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Militar do Pará se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e outros órgãos de segurança para definir os detalhes da Operação Amazônia Viva – Fase 60, que será realizada entre 6 e 26 de outubro. A ação terá frentes de atuação nos municípios de Pacajá e Santarém e tem como foco combater o desmatamento e o garimpo ilegal na região.
Durante o encontro, os participantes discutiram a logística da operação, o efetivo necessário e as estratégias de atuação no campo. Ao final de cada missão, relatórios e registros digitais das ações serão encaminhados às autoridades. A operação contará com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O objetivo é intensificar a fiscalização ambiental, coibir queimadas, combater o desmatamento ilegal e responsabilizar os infratores.
Segundo o coronel Orlandino Lima, comandante do Comando de Policiamento Ambiental, o alinhamento entre as forças é essencial. “Estamos atuando de forma integrada para proteger nossas florestas, combater o desmatamento e o garimpo ilegal, e mostrar ao mundo, na COP30, o compromisso do Pará com a preservação da Amazônia”, afirmou.
Fonte/Créditos: PMPA
Comentários: