Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Câmara de Canaã aprova proibição de linguagem neutra em escolas do município

"Todes", "amigues", "alunes"... Proibição de linguagem neutra foi proposta pelo vereador Cleverson Zajac (PL) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Proposta aguarda agora sanção da prefeita Josemira Gadelha

Câmara de Canaã aprova proibição de linguagem neutra em escolas do município
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Câmara de vereadores de Canaã dos Carajás aprovou nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei Nº 011/2024 que proíbe o uso da linguagem neutra, também conhecida como linguagem não-binária, na grade curricular das escolas das redes pública e privada do município.

O texto, de autoria do vereador Cleverson Zajac, (PL) assegura aos estudantes o direito a uma educação de qualidade, permitindo que o município promova meios adequados para oferecer amparo de forma efetiva, a fim de prevenir que o ensino da língua portuguesa sofra alterações dos padrões linguísticos, passando a ser aplicado inadequadamente de acordo com uma ideologia especifica. “Meu objetivo com este PL é fazer com que não haja a obrigatoriedade da aplicação, a integração da linguagem neutra nas escolas e, para que dessa forma, nós possamos garantir a manutenção da língua portuguesa oficial em Canaã.” defendeu Zajac.

A linguagem neutra, segundo a proposta, é aquela que altera a formação das palavras na comunicação oral e escrita, sendo aplicada sem a instituição de gênero feminino ou masculino de uma palavra, onde ambos são substituídos por “x” e “e”, como por exemplo: o uso do “todes” no lugar de “todos/todas”, “amigos” é substituído por “amigues”, “alunos” por “alunes”, dentre outras variações. “É importante frisar que eu não tenho nada contra quem usa a linguagem neutra, mas precisamos limitar o uso dela dentro das escolas”, pontuou o parlamentar.

O projeto de Lei foi aprovado de forma unânime entre os 11 parlamentares que estiveram presente durante a sessão, e segue agora para o gabinete da prefeita.

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!