Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Mineração

Breno dos Santos, o descobridor de Carajás, é escolhido Pioneiro da Mineração 2024

Há quase 60 anos, Breno dos Santos explorou a região onde hoje é Carajás e descobriu uma das maiores jazidas de ferro do planeta

Breno dos Santos, o descobridor de Carajás, é escolhido Pioneiro da Mineração 2024
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os geólogos Breno Augusto dos Santos e Onildo João Marini (In Memoriam) foram os escolhidos como Pioneiros da Mineração 2024 pelos membros do Conselho Consultivo de Brasil Mineral, por sua grande contribuição ao desenvolvimento do setor mineral brasileiro. 

Formado em Geologia pela USP, em 1963, o paulista de Olimpia, Breno dos Santos, iniciou sua carreira na ICOMI, que explorava manganês na Serra do Navio, Amapá. Logo em seguida foi para a meridional de Mineração (grupo US Steel), atuar na pesquisa de manganês.

Em 1967, com apenas 27 anos de idade, participou daquela que é considerada hoje como a maior descoberta geológica do Século XX: as imensas jazidas de minério de ferro de Carajás, que depois se mostrou ser uma das mais profícuos províncias minerais do Planeta, com reservas de minério de ferro, ouro, cobre, manganês e níquel. 

Depois de uma rápida passagem pela PROTEC, Breno foi para a Docegeo,  em 1971, onde ficou até 1997, quando a então Vale do Rio Doce foi privatizada. Na Docegeo, foi chefe do distrito de Belém, Diretor Técnico e Presidente. 

De março de 1994 a junho de 1995 foi secretário de Minas e Metalurgia do MME.  

De setembro de 2003 a março de 2020, atuou como consultor do BNDES na avaliação dos trabalhos de pesquisa executados pela Vale em Carajás, naqueles depósitos em que o Banco era sócio da Vale. 

Mesmo depois de afastado das atividades profissionais, Breno foi diversas vezes a Carajás, tendo sido homenageado em várias ocasiões. Nas palavras do jornalista Lúcio Flávio Pinto, “Breno forjou uma trajetória limpa e reta, que lhe permitiu descobrir a jazida, ajudar a desenvolver a mina e acompanhar diretamente o desenvolvimento de uma província mineral única em sua riqueza, diversidade e complexidade, como Carajás”.

O outro Pioneiro da Mineração 2024, Onildo João Marini (In Memoriam), é formado pela UFRGS em 1963, atuou na Petrobrás, no Recôncavo Baiano e acumulou experiências na Comissão da Carta Geológica do Paraná, ficando encarregado pela cartografia da Folha Geológica de Araucária.

A homenagem a Breno dos Santos e Onildo Marini (In Memoriam) será feita durante a premiação das Empresas do Ano do Setor Mineral e Personalidade do Ano do Setor Mineral, que acontecerá no dia 25 de novembro, a partir das 15 horas, na FIEMG, em Belo Horizonte.

Fonte/Créditos: Brasil Mineral

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!